VaPorAqui participa de Seminário do Poder360 – Cigarros Eletrônicos – Por que rever a proibição é fundamental? – 14.12.2022

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

O Poder360 promove, com o apoio da BAT Brasil (British American Tobacco), o seminário “Cigarros eletrônicos: por que rever a proibição é fundamental?” com transmissão ao vivo gratuita pelo YouTube na 4ª feira (14 de Dezembro de 2022), a partir de 15h30, além dos perfis do jornal digital no Facebook e no LinkedIn.

Alexandro “Hazard” Lucian, consumidor de vaporizadores, jornalista e fundador do Vaporaqui.net é um dos convidados. Abaixo você confere o vídeo programado e pode acionar um lembrete para ser avisado quando o evento começar.

Também haverá participação presencial para convidados em Brasília e interessados em atender podem se inscrever por este link. As vagas são limitadas e estarão sujeitas à confirmação pela equipe do Poder360.

Confira matéria sobre o seminário no site do Poder360, que pretende debater sobre a importância de se discutir a regulamentação dos dispositivos no Brasil. Em Julho deste ano, a agência aprovou um relatório que sugere a manutenção da proibição, existente desde 2009 pela RDC 46 da ANVISA.

Após mais de 13 anos, a proibição não impediu que um grande comércio ilegal fosse estabelecido por todo o país, com produtos à venda em tabacarias, casas de show, lojas especializadas físicas e na Internet e até postos de gasolina. Dados atualizados revelam que há milhões de consumidores brasileiros, utilizando produtos sem qualquer vigilância sanitária, controle de produção ou garantia de qualidade.

Alexandro Lucian declarou que “este tipo de evento é fundamental para ampliar o debate sobre cigarros eletrônicos no Brasil, cuja narrativa proibicionista é praticamente a única que tem recebido espaço até o momento, como se não houvesse um outro lado da moeda com relevantes contribuições para a saúde pública. A ciência já provou que vaporizadores são pelo menos 95% menos prejudiciais do que os cigarros convencionais, mas isso só pode ser dito em países como o Reino Unido, cujo comércio e produção são rigorosamente regulamentados. No Brasil é muito provável que mais de 70% dos produtos sejam falsos, o que abre margem para intoxicações e contaminações, tornando os riscos e danos incertos, podendo ser iguais ou até piores do que fumar, tudo por conta da falta de uma norma adequada que não só desperdiça uma excelente chance de reduzir danos e combater o tabagismo, como transforma a oportunidade em prejuízo para os consumidores e atuais fumantes”.

O seminário será mediado por Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360 e contará com a participação de:

  • Lauro Anhezini Jr., chefe de Relaçãos Científicas e Regulatórias da BAT Brasil;
  • Jaime Recena, diretor de Relações Governamentais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes);
  • Alessandra Bastos Soares, consultora da BAT e ex-diretora da ANVISA; e
  • Alexandro Lucian, jornalista e fundador do site VaporAqui.net.

Outros artigos

Reino Unido proibirá vapes descartáveis, restringirá sabores e fará mais coisas estúpidas

O governo do Reino Unido decidiu que proibirá os vaporizadores descartáveis ​​e sugere que proibirá os sabores dos vaporizadores. Isto irá desencadear mais tabagismo, mais comércio ilícito e mais soluções alternativas.

9 fatos e mitos sobre o vaping de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Menos prejudiciais do que fumar, ajudam contra o tabagismo, menos nicotina que os cigarros e outros fatos que o Brasil ignora sobre o vaping.

Mais um grande estudo confirma os benefícios dos cigarros eletrônicos

Um conjunto crescente de evidências mostra que os cigarros eletrônicos são muito mais seguros do que fumar e a ferramenta de cessação mais eficaz disponível.

FDA divulga dados de 2023 dos EUA com queda no tabagismo e no uso de vape adolescente após regulamentação

Tabagismo adolescente é o menor de todos os tempos e o consumo de cigarros eletrônicos continua caindo.

Colégio Real de Psiquiatras da Austrália e Nova Zelândia declara que vapes são alternativa mais segura do que o consumo de tabaco

Instituição declara que o vaping pode ser prescrito para pessoas adultas que fumam como forma de tratamento contra o tabagismo.

4 milhões de brasileiros já usaram cigarro eletrônico no Brasil e a maioria vê propaganda na TV

O relatório Covitel 2023 coletou informações de 9 mil pessoas, com 18 anos ou mais, entre janeiro e abril de 2023, e traz informações...

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Manifestação a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos ocorre nesta sexta-feira em Brasília

Consumidores foram convocados a se concentrarem na frente do prédio da ANVISA a partir das 9h de sexta-feira (1º)

A desinformação sobre os cigarros eletrônicos faz vítimas reais

O estigma contra os produtos e consumidores vem causando danos graves na vida das pessoas.

Globo compartilha informações falsas em editorial que faz campanha contra cigarros eletrônicos

Contra seu próprio princípio editorial de isenção, Globo toma partido contra a regulamentação do vape no Brasil, usando informações falsas para causar pânico moral.

Apoiar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil é apoiar o terrorismo

Cidadão Sírio que morou em Belo Horizonte financiou ações terroristas graças ao contrabando de cigarros eletrônicos no Brasil.

COP10 é cancelada em meio a acusações de censura, controvérsias e protestos no Panamá

Evento da OMS criticado por não permitir acesso a interessados contrários aos temas foi prejudicado pela agitação no país.