O que é e como funciona o cigarro eletrônico?

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

Também conhecido como vape, vaporizador e nomeado oficialmente pela ANVISA como DEF – Dispositivo Eletrônico para Fumar (apesar de muitas críticas de especialistas que “fumar” provém de “fumaça”, o que não existe nos dispositivos) é um produto que cria um aerosol inalável ao transformar um líquido em vapor, que pode ter ou não nicotina, normalmente oferecido com sabores (tabaco, café, frutas, menta, doces, etc.) e potencial de servir como uma alternativa ao fumante, pois, além de entregar nicotina ao organismo, também proporciona experiência semelhante ao ato de fumar.

Apesar das similaridades, o processo não envolve o consumo de tabaco, nem gera o alcatrão ou monóxido de carbono e por não ter queima ou combustão de material, representa apenas uma fração dos riscos de fumar.

Por transformar o líquido em aerosol através da vaporização, o ato de se usar um cigarro eletrônico pode ser chamado de “vaporar” ou “vaporizar” e não “fumar”, daí a crítica em relação a nomenclatura adotada pela ANVISA, pois não há produção de “fumaça” e sim “vapor”.

Apesar do nome “cigarro eletrônico”, os aparelhos atuais se distanciam muito do formato de um cigarro, sendo produzidos nos mais diversos formatos, desde cilíndricos, caixas, até cachimbos, usando diversos tipos de materiais como aço, alumínio, madeira e até mármore e outras pedras, por isso defende-se o uso da palavra “vaporizador” e não mais “cigarro eletrônico”.

É interessante notar que pessoas leigas fazem distinção entre produtos como PODS (mais portáteis e com maior concentração de nicotina) e os “vapes” se referindo aos produtos de maior vaporização e menor concentração de nicotina, similares ao narguilé, o que é errado, pois são todos considerados vaporizadores.

Anatomia de um cigarro eletrônico/vaporizador

Apesar de inúmeros modelos e opções existentes, todos trabalham com a mesma tecnologia e funcionam de forma semelhante, sendo compostos pelos seguintes items:

  • Uma bateria, fonte de energia do produto;
  • Um atomizador ou cartucho, que irá servir de reservatório do líquido e alimentar um sistema de algodão e resistência;
  • O líquido que será inalado, com uma determinada dose de nicotina à escolha do consumidor, podendo inclusive ser zero;

Como funciona?

Ao ser acionado (seja por um botão ou apenas ao tragar) é aplicada uma corrente elétrica até uma bobina de metal, chamada também de resistência, que funciona basicamente como um chuveiro. A corrente elétrica aquece o metal, que por sua vez está envolvendo um algodão molhado com o líquido que será vaporizado e inalado.

A peça responsável por todo o processo chama-se atomizador, possuindo um deck para instalação da bobina e dependendo do modelo também oferece um reservatório para o líquido. Apesar de existirem diversos tipos de atomizadores, com uma infinidade de combinações de bobinas, tipos de fios, algodão e muito mais, o processo é basicamente sempre o mesmo, alterando apenas a quantidade de vapor produzido, a capacidade do sistema de receber maiores potências e a experiência como um todo.

No caso dos PODS o cartucho faz a função de atomizador, que apesar do tamanho significativamente menor, realiza o mesmo processo.

Os líquidos para vaporizadores

Um líquido para vaporizadores é composto basicamente de 4 substâncias: Glicerina, Propilenoglicol, essências de sabor e opcionalmente nicotina. Em países que regulamentaram o comércio e produção de líquidos para cigarros eletrônicos, foram implementadas diretrizes específicas para definir as características de cada componente dos produtos como pureza, composição, entre outros.

Mais informações

O Vapor Aqui é a maior fonte de informações sobre vaping em língua Portuguesa e por aqui você encontra muito mais conteúdo, deixamos algumas sugestões abaixo, na dúvida utilize a ferramenta de pesquisa ou consulte nossa seção de Guias.

As dúvidas mais frequentes sobre o vaping

Tipos de vaporizadores

Primeiro uso de um vaporizador

Guia completo de segurança de pilhas

Os diferentes modelos de coils

Abaixo, oferecemos um vídeo didático com um resumo sobre os vaporizadores, sua história, modelos, impactos na saúde, legislação e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Outros artigos

Cientista é banido de conferência sobre cigarros eletrônicos por difamação de organização anti-vaping

O sociólogo norueguês Karl Erik Lund foi banido de uma conferência que ajudou a organizar por conta de acusações infundadas.

Procura-se morte por cigarros eletrônicos e paga-se bem

Que tal ganhar mais de 30 mil reais provando que os cigarros eletrônicos já provocaram alguma morte no mundo?

A ideia de que os sabores dos cigarros eletrônicos fisgam as crianças é simples, convincente – e falsa.

Cigarros eletrônicos com sabores são motivo de muito debate, mas em muitos casos acabamos por ter que usar o princípio da assimetria da besteira.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Paulo Jubilut, biólogo famoso com mais de 2.5 milhões de inscritos no Youtube, divulga vídeo com fake news sobre o vape

Da quantidade de nicotina no vape e nos cigarros até Acetato de Vitamina E, o biólogo não fez a pesquisa necessária para tratar do tema.

Decisão da ANVISA sobre cigarros eletrônicos pode ser anulada pela câmara dos deputados

Ex-diretora Cristiane Jourdan é acusada de "politização do processo" e "revanchismo" na tentativa de manter o cargo.

Vape é oportunidade de colaboração entre indústria e governo para combater tabagismo

Estudos apontam que o cigarro eletrônico desempenha importante papel na redução de danos do tabaco, apoiando a prevenção de recaídas e crises de abstinência; caso da Nova Zelândia é considerado exemplar

Aumenta a certeza de que DEFs são mais eficazes para parar de fumar do que adesivos e gomas de mascar de nicotina

Conclusão foi da Biblioteca Cochrane, referência no mundo em revisão de pesquisas de saúde.

Vídeo mostra que falta de regulação do mercado vaping estimula trabalho infantil na China

O mercado não regulado de vaporizadores alimenta uma indústria ilegal que explora crianças.