Os diferentes modelos de coils

Publicado:

Tempo de leitura: 4 minutos

As coils são bobinas de metal responsáveis por produzir o aerosol inalado nos vaporizadores através de seu aquecimento, controlando a experiência vaping. É através do tipo de coil que são definidas a temperatura e quantidade de vapor, tipo de tragada, intensidade de sabor, entre outros fatores.

Existem duas categorias principais: as coilhedas manufaturadas que bastam ser rosqueadas nos aparelhos e as chamadas apenas de coils, bobinas artesanais que devem serem instaladas pelo consumidor e que requerem um pouco mais de conhecimento e manutenção, como o pré-aquecimento do metal e a instalação do algodão.

Tipos de fio

Para os modelos apresentados neste artigo, os metais usados são Kanthal (uma marca de fio), FeCrAl (composto de Ferro, Crômio e Alumínio), Nichrome (ou Nicrômio uma combinação de Níquel e Crômio) ou aço inoxidável. Os três primeiros devem ser usados exclusivamente no modo POWER ou POTÊNCIA dos aparelhos enquanto o aço inox pode ser usado também no modo controle de temperatura, um tipo diferente de configuração presente em diversos dispositivos que exige conhecimento próprio para ser usado com segurança.

Coil padrão ou simples

A coil padrão ou simples é como o nome já diz, o método mais básico de todos. O fio é enrolado em forma de bobina. A quantidade de voltas ou o diâmetro interno é definido pelo consumidor.

Paralelas

Também autoexplicativo, são fios paralelos enrolados para compor a bobina. Pode-se utilizar dois ou mais fios simples ou várias técnicas em conjunto.

Twisted ou trançada

São dois fios trançados entre si, criando uma bobina com maior quantidade de metal à partir de dois fios mais finos.

Clapton Coil

Clapton coil foi inventada por Derek Small, um consumidor que estava vendo seu amigo tocar guitarra e ao observar os fios do instrumento imaginou quanta área útil de superfície aqueles fios enrolados teriam, dai seu nome. Ele enrolou um fio de metal fino em volta de um fio mais grosso, servindo de núcleo, criando a técnica.

O resultando é um aumento da quantidade de metal da bobina utilizando pouco espaço adicional, com maior área de contato com o algodão e o líquido, intensificando consideravelmente a produção de sabor e vapor.

Híbridas

As coils híbridas são variantes ou a mistura de uma ou mais técnicas, portanto a quantidade de combinações pode ser um pouco exagerada. Apresentamos aqui algumas das mais famosas:

Fused Clapton – É uma Clapton coil que utiliza dois fios centrais em paralelo ao invés de apenas um.

Stapled coil – Similar a anterior, porém com mais de dois fios centrais, cujo formato lembra um grampo de grampeador, daí seu nome “bobina grampeada”.

Stapled Staggered Coil – Combinações diversas de duas ou mais Clapton Coils e trançamentos diferentes de fios, com vários núcleos em paralelo e intercalamento de metais. Não há uma regra e depende somente da criatividade de quem faz.

Alien clapton – Um tipo de Clapton Coil feita com uma técnica onde os fios formam um padrão sinuoso. Pode ser combinada com outros tipos para formar as mais diversas combinações.

Ribbon wire – Não é uma técnica propriamente dita e sim um tipo de fio achatado, dai seu nome ribbon que significa “fita” em inglês.

Conclusão

Mas todo esse trabalho resulta em algum benefício? Sim, há um perceptível ganho de sabor e produção de vapor entre coilheads prontas de fábrica e uma coil mais complexa como as Claptons Coils.

A diferença de maior sabor e vapor começa a diminuir quando comparamos com coils ainda mais complexas, sendo motivo de algum debate se há vantagem frente ao trabalho necessário. Apesar disso, a fabricação de coils ultrapassou a linha da redução de danos e se tornou um passatempo e uma cultura ao redor do mundo do vaping, inclusive com campeonatos de artistas e profissionais que criam verdadeiras obras de arte.

Outros artigos

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Desinformação no vaping: Talvez estejamos apenas programados para acreditar no pior

Pesquisa mostra que nós somos programados para acreditar mais em informações pessimistas do que otimistas.

Risco em alta: Milhões de pessoas usam cigarros eletrônicos no Brasil e só quem lucra é o mercado ilegal

Seminário organizado pelo O Globo reuniu no Rio de Janeiro especialistas de diversas áreas para debater sobre a regulamentação dos produtos.

Rio de Janeiro terá seminário discutindo a importância da regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil

Evento contará com especialistas de diversas áreas para discutir o tema, em um momento que a Anvisa analisa uma possível mudança nas regras atuais.

É hora de mudar a maneira como olhamos para o vaping na juventude

Artigo assinado pelo Dr. Colin Mendelsohn, com 40 anos de experiência como médico, acadêmico e pesquisador em cessação do tabagismo e redução de danos causados ​​pelo tabaco.

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.