Dependência de cigarros eletrônicos e cigarros em um estudo transversal de adultos nos EUA

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalho de Saul Shiffman, Mark A Sembower

Artigo original: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32196810/

“O uso de cigarros eletrônicos parece estar consistentemente associado a menor dependência de nicotina do que o tabagismo.”

Abstrato

Justificativa e objetivos

O tabagismo frequentemente resulta em dependência de nicotina. Com o uso de cigarros eletrônicos como fonte alternativa de nicotina, é importante avaliar a dependência associada ao uso de cigarros eletrônicos. Este estudo avalia a dependência de cigarros e cigarros eletrônicos entre usuários adultos e antigos de cigarros eletrônicos, em comparação com a dependência de cigarros.

Projeto

Dados transversais do estudo Population Assessment of Tobacco and Health (PATH) de 2013-2016. A dependência avaliada psicometricamente foi comparada para cigarros e e-cigarros entre atuais e ex-usuários exclusivos e duais dos produtos e entre usuários de e-cigarros que pararam e não pararam de fumar recentemente. Cenário Uma amostra representativa baseada na população de adultos dos EUA. Participantes Os participantes foram 13.311 adultos americanos (18+) nas ondas 1-3 do PATH relatando tabagismo atual estabelecido, uso atual de cigarros eletrônicos ou interrupção do uso de qualquer um dos produtos no ano anterior que receberam avaliações de dependência de cigarros e/ou e-cigarros. Medições Uma escala de 16 itens avaliando a dependência do tabaco (em uma escala de 1 a 5), ​​previamente validada para avaliação e comparação da dependência de vários produtos de tabaco, incluindo cigarros e e-cigarros, com variação avaliando a dependência residual entre os usuários que pararam no último ano. Achados Entre os usuários atuais, a dependência de cigarros eletrônicos foi significativamente menor do que a dependência de cigarros, em comparações entre indivíduos entre usuários duplos de cigarros eletrônicos e cigarros (1,58 [SE = 0,05] vs. 2,76 [0,04]), P < 0,0001) e em grupos separados de usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros (1,95 [0,05] vs. 2,52 [0,02], P < 0,0001) e entre usuários diários e não diários de cada produto. Entre ex-usuários, os sintomas residuais foram significativamente menores para cigarros eletrônicos do que para cigarros, tanto entre ex-usuários duais (1,23 [0,07] vs. 1,41 [0,06], P < 0,001) quanto entre usuários de um produto (1,28 [0,03] vs. 1,53 [0,03], P < 0,0001). O nível mais alto de dependência de cigarro eletrônico foi entre os usuários de cigarro eletrônico que pararam de fumar (2,17 [0,08]). 

Conclusão

O uso de cigarros eletrônicos parece estar consistentemente associado a menor dependência de nicotina do que o tabagismo.

Outros artigos

Manifestação a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos ocorre nesta sexta-feira em Brasília

Consumidores foram convocados a se concentrarem na frente do prédio da ANVISA a partir das 9h de sexta-feira (1º)

A desinformação sobre os cigarros eletrônicos faz vítimas reais

O estigma contra os produtos e consumidores vem causando danos graves na vida das pessoas.

Globo compartilha informações falsas em editorial que faz campanha contra cigarros eletrônicos

Contra seu próprio princípio editorial de isenção, Globo toma partido contra a regulamentação do vape no Brasil, usando informações falsas para causar pânico moral.

Apoiar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil é apoiar o terrorismo

Cidadão Sírio que morou em Belo Horizonte financiou ações terroristas graças ao contrabando de cigarros eletrônicos no Brasil.

COP10 é cancelada em meio a acusações de censura, controvérsias e protestos no Panamá

Evento da OMS criticado por não permitir acesso a interessados contrários aos temas foi prejudicado pela agitação no país.

Quem é contra a regulamentação do vape no Brasil?

Organizações de saúde estão fazendo campanha contra a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Médico compartilha vídeo com informações incorretas sobre cigarros eletrônicos

No Brasil muitos profissionais de saúde apresentam informações desconectadas da ciência e contribuem com a desinformação sobre o assunto no país.

Anvisa finaliza novo texto sobre regulamentação do vape no Brasil, mas decisão final fica para 2024

Resposta final sobre o tema foi prometida para 2023 e acabou sendo postergada pela quinta vez, agora para o ano que vem.

Novo projeto de lei quer regulamentar os cigarros eletrônicos no Brasil para proteger os jovens

Senadora Soraya Thronicke apresenta projeto de lei para regulamentar o comércio de cigarros eletrônicos no Brasil.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Desinformação no vaping: Talvez estejamos apenas programados para acreditar no pior

Pesquisa mostra que nós somos programados para acreditar mais em informações pessimistas do que otimistas.