6.1 milhões de Europeus pararam de fumar usando vaporizadores

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Um novo estudo conduzido pelo Professor Konstantinos Poulas mostra que mais de 6 milhões de fumantes da União Européia pararam de fumar e mais 9 milhões diminuíram o consumo de cigarros usando os cigarros eletrônicos.

Cientistas da Universidade de Patras na Grécia, O Centro Onassis de Cirurgia Cardíaca, também na Grécia e o Instituto Nacional Francês de Pesquisas Médicas e de Saúde analisaram dados Eurobarómetros de 2014. Eurobarómetros são pesquisas de opinião pública realizadas na Europa com frequência desde 1973 com todo o tipo de assunto ou pauta.

Os dados sobre fumantes e o uso de cigarros eletrônicos revelam que 48.5 milhões de pessoas alguma vez utilizaram os ecigs e que 7.5 milhões são usuários atuais. Entre os usuários atuais, 35.1% pararam de fumar enquanto 32.2% reduziram seu consumo de cigarros.

É provavelmente a primeira vez que encontramos dados desta magnitude, em uma amostra tão grande da população. Os dados também mostram um impacto positivo dos aparelhos em relação à saúde pública por duas principais razões: a primeira, há um alto índice de pessoas que param ou diminuem seus hábitos de fumar e segundo, o uso dos ecigs está praticamente todo confinado à fumantes e ex-fumantes, sendo os não fumantes uma parcela mínima que utiliza o aparelho.

A preocupação é sempre grande que os cigarros eletrônicos não conquistem os não fumantes e sejam uma porta de entrada para a dependência e até uma ponte de ligação ao cigarro tradicional, porém pesquisadores continuam observando a tendência disso não acontecer. Jacques Le Houezec, neurocientista e pesquisador do Instituto Nacional Francês de Pesquisas Médicas e de Saúde diz que:

“Em não fumantes nós observamos alguma experimentação, mas o uso regular é mínimo. Apenas 1.3% de não fumantes reportam que eventualmente consomem nicotina em aparelhos de cigarro eletrônico e apenas 0.09% utilizam os aparelhos de forma diária. Na prática não podemos dizer que existe atualmente o uso de cigarros eletrônicos com nicotina por pessoas não fumantes, portanto a preocupação de que os dispositivos sejam uma porta de entrada aos cigarros é rejeitada por nossas descobertas.”

Outros artigos

Manifestação a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos ocorre nesta sexta-feira em Brasília

Consumidores foram convocados a se concentrarem na frente do prédio da ANVISA a partir das 9h de sexta-feira (1º)

A desinformação sobre os cigarros eletrônicos faz vítimas reais

O estigma contra os produtos e consumidores vem causando danos graves na vida das pessoas.

Globo compartilha informações falsas em editorial que faz campanha contra cigarros eletrônicos

Contra seu próprio princípio editorial de isenção, Globo toma partido contra a regulamentação do vape no Brasil, usando informações falsas para causar pânico moral.

Apoiar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil é apoiar o terrorismo

Cidadão Sírio que morou em Belo Horizonte financiou ações terroristas graças ao contrabando de cigarros eletrônicos no Brasil.

COP10 é cancelada em meio a acusações de censura, controvérsias e protestos no Panamá

Evento da OMS criticado por não permitir acesso a interessados contrários aos temas foi prejudicado pela agitação no país.

Quem é contra a regulamentação do vape no Brasil?

Organizações de saúde estão fazendo campanha contra a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Médico compartilha vídeo com informações incorretas sobre cigarros eletrônicos

No Brasil muitos profissionais de saúde apresentam informações desconectadas da ciência e contribuem com a desinformação sobre o assunto no país.

Anvisa finaliza novo texto sobre regulamentação do vape no Brasil, mas decisão final fica para 2024

Resposta final sobre o tema foi prometida para 2023 e acabou sendo postergada pela quinta vez, agora para o ano que vem.

Novo projeto de lei quer regulamentar os cigarros eletrônicos no Brasil para proteger os jovens

Senadora Soraya Thronicke apresenta projeto de lei para regulamentar o comércio de cigarros eletrônicos no Brasil.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Desinformação no vaping: Talvez estejamos apenas programados para acreditar no pior

Pesquisa mostra que nós somos programados para acreditar mais em informações pessimistas do que otimistas.