Jornal de Brasília publica fake news sobre caso Zé Neto

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Contexto

O caso Zé Neto repercutiu muito em 2021 quando o cantor veio à público alertar sobre problemas de saúde, que acusava ser por causa do uso de cigarros eletrônicos. Houve grande cobertura da mídia, que tratou a questão à exaustão.

Em 28 de Abril de 2022 o cantor participou de live com Leo Dias, para o canal Metrópoles, falando novamente sobre o caso, admitindo que os problemas enfrentados não tinham qualquer ligação com os produtos, sendo questões puramente psicológicas.

Compartilhamos essa informação em vídeo no Instagram do Vapor Aqui, que você pode também assistir abaixo:

Jornal de Brasília – 09/08/2022 – Post do Instagram

Em sua página de “Expediente” o Jornal de Brasília diz “O Grupo JBr. de Comunicação se orgulha de, há mais de 40 anos, ter Brasília e os brasilienses como pauta, diariamente, sempre com informações completas e precisas sobre tudo o que acontece na cidade. No impresso ou digital, nosso compromisso é trazer à tona tudo o que há de mais relevante no Distrito Federal, sem deixar passar nenhum ponto.” O editor-chefe é Lindauro Gomes.

Post original: https://www.instagram.com/p/ChCs6DqqNl8/

Página do Instagram: https://www.instagram.com/jornaldebrasilia/

Website: https://jornaldebrasilia.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jornaldebrasilia

Conteúdo da publicação

Todos nós sabemos que em 2021, Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano, foi diagnosticado com uma doença no pulmão que se desenvolveu pelo uso do vape. A internet foi à loucura depois de um vídeo do cantor dando seu máximo em uma faixa da dupla e apresentar a voz bem mais rouca que o normal.

tá bom amigos já vi que o cara do zé neto e cristiano tá ruim do pulmão por causa de pod, até parece que seis vão parar então não precisa mandar

Confira a coluna completa em nosso site. Link nos stories!

#Entretenimento#KátiaFlávia#ZéNeto#Vape

Crítica

Além de erroneamente noticiar o fato, é curioso o segundo parágrafo (que parece ter sido adicionado após alguns comentários) que em tom jocoso e em linguagem coloquial afirma que “o cara do zé neto e cristiano tá ruim do pulmão por causa de pod, até parece que seis vão parar então não precisa mandar”.

Com gramática fora de padrão jornalístico e sem pontuação, é possível que este texto tenha sido acrescentado após comentários alertando que o cantor usou PODS, modelos de cigarros eletrônicos com concentração de nicotina mais alta e com grande índice de falsificações, que podem oferecer mais riscos aos consumidores já que são comercializados em um mercado totalmente ilegal como o Brasil, cujo comércio de vaporizadores é proibido desde 2009 pela Anvisa.

Seja como for, PODS são vaporizadores da mesma forma que outros produtos que oferecem nicotina em menor concentração, enquanto produzem maior vapor, estes chamados de MODS.

O Vapor Aqui enviou um contato diretamente para o Editor-chefe para que seja dada atenção à publicação.

Outros artigos

Reino Unido proibirá vapes descartáveis, restringirá sabores e fará mais coisas estúpidas

O governo do Reino Unido decidiu que proibirá os vaporizadores descartáveis ​​e sugere que proibirá os sabores dos vaporizadores. Isto irá desencadear mais tabagismo, mais comércio ilícito e mais soluções alternativas.

9 fatos e mitos sobre o vaping de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Menos prejudiciais do que fumar, ajudam contra o tabagismo, menos nicotina que os cigarros e outros fatos que o Brasil ignora sobre o vaping.

Mais um grande estudo confirma os benefícios dos cigarros eletrônicos

Um conjunto crescente de evidências mostra que os cigarros eletrônicos são muito mais seguros do que fumar e a ferramenta de cessação mais eficaz disponível.

FDA divulga dados de 2023 dos EUA com queda no tabagismo e no uso de vape adolescente após regulamentação

Tabagismo adolescente é o menor de todos os tempos e o consumo de cigarros eletrônicos continua caindo.

Colégio Real de Psiquiatras da Austrália e Nova Zelândia declara que vapes são alternativa mais segura do que o consumo de tabaco

Instituição declara que o vaping pode ser prescrito para pessoas adultas que fumam como forma de tratamento contra o tabagismo.

4 milhões de brasileiros já usaram cigarro eletrônico no Brasil e a maioria vê propaganda na TV

O relatório Covitel 2023 coletou informações de 9 mil pessoas, com 18 anos ou mais, entre janeiro e abril de 2023, e traz informações...

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Manifestação a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos ocorre nesta sexta-feira em Brasília

Consumidores foram convocados a se concentrarem na frente do prédio da ANVISA a partir das 9h de sexta-feira (1º)

A desinformação sobre os cigarros eletrônicos faz vítimas reais

O estigma contra os produtos e consumidores vem causando danos graves na vida das pessoas.

Globo compartilha informações falsas em editorial que faz campanha contra cigarros eletrônicos

Contra seu próprio princípio editorial de isenção, Globo toma partido contra a regulamentação do vape no Brasil, usando informações falsas para causar pânico moral.

Apoiar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil é apoiar o terrorismo

Cidadão Sírio que morou em Belo Horizonte financiou ações terroristas graças ao contrabando de cigarros eletrônicos no Brasil.

COP10 é cancelada em meio a acusações de censura, controvérsias e protestos no Panamá

Evento da OMS criticado por não permitir acesso a interessados contrários aos temas foi prejudicado pela agitação no país.