Jornal de Brasília publica fake news sobre caso Zé Neto

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Contexto

O caso Zé Neto repercutiu muito em 2021 quando o cantor veio à público alertar sobre problemas de saúde, que acusava ser por causa do uso de cigarros eletrônicos. Houve grande cobertura da mídia, que tratou a questão à exaustão.

Em 28 de Abril de 2022 o cantor participou de live com Leo Dias, para o canal Metrópoles, falando novamente sobre o caso, admitindo que os problemas enfrentados não tinham qualquer ligação com os produtos, sendo questões puramente psicológicas.

Compartilhamos essa informação em vídeo no Instagram do Vapor Aqui, que você pode também assistir abaixo:

Jornal de Brasília – 09/08/2022 – Post do Instagram

Em sua página de “Expediente” o Jornal de Brasília diz “O Grupo JBr. de Comunicação se orgulha de, há mais de 40 anos, ter Brasília e os brasilienses como pauta, diariamente, sempre com informações completas e precisas sobre tudo o que acontece na cidade. No impresso ou digital, nosso compromisso é trazer à tona tudo o que há de mais relevante no Distrito Federal, sem deixar passar nenhum ponto.” O editor-chefe é Lindauro Gomes.

Post original: https://www.instagram.com/p/ChCs6DqqNl8/

Página do Instagram: https://www.instagram.com/jornaldebrasilia/

Website: https://jornaldebrasilia.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jornaldebrasilia

Conteúdo da publicação

Todos nós sabemos que em 2021, Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano, foi diagnosticado com uma doença no pulmão que se desenvolveu pelo uso do vape. A internet foi à loucura depois de um vídeo do cantor dando seu máximo em uma faixa da dupla e apresentar a voz bem mais rouca que o normal.

tá bom amigos já vi que o cara do zé neto e cristiano tá ruim do pulmão por causa de pod, até parece que seis vão parar então não precisa mandar

Confira a coluna completa em nosso site. Link nos stories!

#Entretenimento#KátiaFlávia#ZéNeto#Vape

Crítica

Além de erroneamente noticiar o fato, é curioso o segundo parágrafo (que parece ter sido adicionado após alguns comentários) que em tom jocoso e em linguagem coloquial afirma que “o cara do zé neto e cristiano tá ruim do pulmão por causa de pod, até parece que seis vão parar então não precisa mandar”.

Com gramática fora de padrão jornalístico e sem pontuação, é possível que este texto tenha sido acrescentado após comentários alertando que o cantor usou PODS, modelos de cigarros eletrônicos com concentração de nicotina mais alta e com grande índice de falsificações, que podem oferecer mais riscos aos consumidores já que são comercializados em um mercado totalmente ilegal como o Brasil, cujo comércio de vaporizadores é proibido desde 2009 pela Anvisa.

Seja como for, PODS são vaporizadores da mesma forma que outros produtos que oferecem nicotina em menor concentração, enquanto produzem maior vapor, estes chamados de MODS.

O Vapor Aqui enviou um contato diretamente para o Editor-chefe para que seja dada atenção à publicação.

Outros artigos

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Crítica ao saúde em foco da CBN do dia 18/04/2023

Médico Luis Fernando Correia mostra desconhecimento sobre o tema redução de danos e passa informações falsas sobre o mercado vaping.

Os estudos mostram que os vaporizadores causam câncer? Não.

Mesmo os melhores estudos não superaram uma questão estatística importante e tendem a distorcer as evidências para fazer com que os cigarros eletrônicos pareçam perigosos.

A Suécia quer dar de presente uma receita para acabar com o tabagismo e o Brasil precisa aceitar

O país está prestes a se tornar livre do tabagismo graças a sua abordagem que aceita produtos como cigarros eletrônicos.

Governo da Inglaterra vai doar cigarros eletrônicos para ajudar 1 milhão de adultos a parar de fumar

Para combater o tabagismo Inglês, quase 1 em cada 5 fumantes receberão um kit para iniciar nos vaporizadores, juntamente com suporte comportamental.

O emblemático caso de sucesso do Japão na redução de danos do tabagismo

País vem inovando nas decisões sobre produtos de risco reduzido e colhem a maior queda nas vendas de cigarros já vista em um grande mercado.