II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

O Vapor Aqui, o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social – IPADS, a Faculdade São Leopoldo Mandic e o Centro de Convivência É de Lei, com apoio da Philip Morris Brasil e da ABRAMD – A Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, convidam você a participar do II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo, a ser realizado online nos dias 10 e 11 de novembro de 2020.

II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo

De políticas de redução de danos às alternativas para tratar os tabagistas, o evento trará também a visão do usuário do tabaco e sua trajetória por produtos de risco reduzido.

Para promover o debate, ampliar e disseminar informações sobre políticas de redução de danos no tabagismo, acontece nos dias 10 e 11 de novembro, das 19h às 21h30, o II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo.

O evento, gratuito, será online e direcionado para acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, especialistas na área de redução de danos e todos que tenham interesse sobre o tema.

Durante o seminário, serão abordadas políticas públicas de controle ao tabagismo, legislação brasileira ao direito e conhecimento às alternativas de risco reduzido e novos produtos de tabaco sem combustão, voltados para diminuir danos à saúde do adulto fumante, sem exigir deles a abstinência.

Profissionais que lidam diariamente com o tema trarão suas experiências e as alternativas disponíveis mundialmente para tratar os tabagistas, que também serão ouvidos e estarão presentes na discussão, abordando suas vivências e como têm buscado alternativas à combustão do cigarro.

O seminário contará com palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, o jornalista e especialista em produtos para consumo de nicotina com riscos reduzidos Alexandro Lucian; a psicóloga clínica e mestre em psicologia social, Mônica Gorgulho; o advogado e Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Cristiano Avila Maronna; o presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, David Sweanor; e o Ph.D em Harvard em ciência política que desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente, Ethan Nadelman.

Evento é promovido pelo portal Vapor Aqui, IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), Faculdade São Leopoldo Mandic e o Centro de Convivência É de Lei, com apoio da Philip Morris Brasil e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/SP.

Data: 10 e 11 de novembro
Horário: das 19h às 21h30
Formato: Online
Inscrições gratuitas através do link: https://www.vaporaqui.net/seminario

Palestrantes:

● Leandro Narloch, jornalista e mestre em Filosofia pelo Birkbeck College, de Londres. É comentarista da Jovem Pan e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e o Guia Politicamente
Incorreto da Economia Brasileira, entre outros livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares desde 2009.

● Maria Angélica Comis, redutora de danos, psicóloga, mestre em psicobiologia pela UNIFESP; especialista em medicina comportamental e terapia cognitiva comportamental; professora universitária; coordenadora geral e de advocacy do Centro de Convivência É de Lei e ex-assessora de políticas públicas sobre álcool e drogas do município de São Paulo.

● Alexandro Lucian, publicitário, influencer e jornalista especializado em novas tecnologias para redução dos danos do tabaco, fundador do projeto VaporAqui.net com mais de 300 artigos escritos e
referência em cigarros eletrônicos no Brasil.

● Cristiano Avila Maronna, advogado. Mestre e doutor em direito penal pela USP. Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Conselheiro Seccional da OABSP. Membro do Conselho Regulador do Álcool. Representante da OABSP no CONED/SP.

● David Sweanor, presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde, professor na Universidade de Ottawa e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston. Desde os anos 80 trabalha com questões de saúde e políticas de tabaco.

● Ethan Nadelman, recebeu seu BA, JD e PhD em Harvard em ciência políticas, desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente desde o final dos anos 1980.

● Rodolfo Fred Behrsin, pneumologista, professor adjunto da disciplina de pneumologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Dr em ciências médicas pela Universidade Federal Fluminense UFF.

Moderadores:

● Thiago Lavras Trapé, Mestre e Doutor em Planejamento e Gestão em Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Docente da Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas, na área de Sistemas de Saúde e coordenador de projetos no IPADS.

● Monica Gorgulho, psicóloga clínica, mestre em psicologia social, ex-presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos e ex-membro da diretoria-executiva da Associação Internacional de Redução de Danos. Graduada em Psicologia (1984), com Mestrado em Psicologia Social (2001), ambos pela USP (Universidade de São Paulo).

● Silvia Cazenave, doutora em Toxicologia e Mestre Análise Toxicológica FCF/USP. Ex-Superintendente de toxicologia da Anvisa e professora da PUC Campinas

Contamos com a sua importante presença!

Outros artigos

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Crítica ao saúde em foco da CBN do dia 18/04/2023

Médico Luis Fernando Correia mostra desconhecimento sobre o tema redução de danos e passa informações falsas sobre o mercado vaping.

Os estudos mostram que os vaporizadores causam câncer? Não.

Mesmo os melhores estudos não superaram uma questão estatística importante e tendem a distorcer as evidências para fazer com que os cigarros eletrônicos pareçam perigosos.

A Suécia quer dar de presente uma receita para acabar com o tabagismo e o Brasil precisa aceitar

O país está prestes a se tornar livre do tabagismo graças a sua abordagem que aceita produtos como cigarros eletrônicos.

Governo da Inglaterra vai doar cigarros eletrônicos para ajudar 1 milhão de adultos a parar de fumar

Para combater o tabagismo Inglês, quase 1 em cada 5 fumantes receberão um kit para iniciar nos vaporizadores, juntamente com suporte comportamental.

O emblemático caso de sucesso do Japão na redução de danos do tabagismo

País vem inovando nas decisões sobre produtos de risco reduzido e colhem a maior queda nas vendas de cigarros já vista em um grande mercado.