Vaper’s Tongue – E se você parasse de sentir o sabor dos juices?

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja você alguém que apenas começou a utilizar um vaporizador ou um consumidor experiente, parece que qualquer um está sujeito à essa estranha condição, perder a percepção dos sabores nos líquidos consumidos.

Apesar de ser conhecida como Vaper’s Tongue ou “Língua do Vaper”, o problema parece não estar ligado à língua e sim aos sensos olfatórios e a percepção de cheiros.

Um termo mais correto pode ser o da “fadiga de sabor”.

A condição pode acometer qualquer um, independente de tempo, tipo de produto utilizado ou líquidos consumidos e pode ser gradual, perdendo o sabor aos poucos, ou drástica, surgindo da noite para o dia.

Apesar de não termos pesquisas científicas claras sobre o assunto, os relatos são suficientes para considerar que não é apenas lenda urbana, sendo uma condição totalmente aleatória que ainda não foi completamente entendida, mas já são conhecidos alguns gatilhos que podem iniciar este processo e aqui vamos analisar cada um deles, além de oferecer algumas possíveis soluções para o problema.

Porém não posso deixar de ressaltar a importância de sempre que você tiver um problema em seu corpo ou sua mente, procure um médico.

Motivos para o Vaper’s Tongue

Parar de fumar

O ato de parar de fumar pode ser um dos causadores da falta de percepção de sabor nos líquidos para vaporizadores. Lembre-se que o cigarro é um agente que neutraliza sua percepção de sabores, portanto quando você substitui um agente neutralizador por outra coisa que não possui o mesmo efeito, pelo contrário, oferece um sabor muitas vezes intenso e agradável, o sistema sensorial pode “entrar em curto” durante este processo de transição.

Desidratação

Manter-se hidratado é importante para fumantes, vapers ou mesmo quem não usa nenhum dos dois. No caso dos vapers é ainda mais importante pois os líquidos consumidos são normalmente compostos por Propilenoglicol e Glicerina, ambos agentes que desumidificam o organismo, principalmente vias aéreas, portanto deve-se consumir muita água para evitar a desidratação, que pode causar apenas a perda do sabor.

Utilizar o mesmo sabor por muito tempo

A falta de variedade nos sabores consumidos é uma das possíveis causas do Vaper’s Tongue. É muito bom achar aquele sabor perfeito para usar todos os dias, mas ficar apenas nele pode fazer o cérebro se acostumar tanto que passa a percebê-lo cada vez menos.

Medicação

Alguns compostos podem desabilitar ou diminuir a percepção, remédios à base de lítio, drogas para a tireoide, câncer entre outros podem fazer perder a sensação geral de sabor.

Resfriados, nariz trancado e outras doenças

A perda do sabor pode estar associada a alguma doença, gripe, resfriado, nariz trancado, sinusite, alergias e qualquer outra coisa que comprometa as vias superiores. Na dúvida consulte um médico.

Porque sim

É, às vezes as coisas são misteriosas e simplesmente acontecem.

Possíveis soluções para o Vaper’s Tongue

Ir ao médico

Nunca é demais se precaver, pessoas são muito diferentes entre si, o corpo humano aind é um mistério e não se brinca com a saúde, se algo está errado com o nosso corpo, devemos ir ao médico.

Utilizar vários sabores

Manter o cérebro ocupado identificando e analisando sabores diferentes é uma boa ideia. Provar sabores contraditórios, ir do atabacado ao doce, passando pelo amargo e terminando no azedo.

Chocar os seus sentidos

Às vezes apenas mudar o sabor do líquido e deixar aquele preferido por alguns dias é suficiente para o cérebro se desacostumar com o sabor já conhecido. É sabido que o sabor mentol contribui melhor com este processo.

É também possível apelar para outros métodos como cheirar grãos de café, o que é inclusive usado por profissionais provadores de vinho ou de perfumes para “reiniciar” os sentidos olfativos, o que pode ajudar no paladar.

Utilizar um produto forte para higienizar a boca, como Listerine, também é uma possível solução.

Higiene bucal

Manter a higiene bucal é importante independente se você é um vaper ou não. Uma boa limpeza bocal, incluindo escovação da língua, com alguma pasta mentolada de sabor forte, pode contribuir para retornar com a percepção dos sabores.

Ter paciência e esperar melhorar sozinho

Muitas vezes a coisa toda vai embora sozinha após alguns dias. Na dúvida, vá ao médico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Outros artigos

Cientista é banido de conferência sobre cigarros eletrônicos por difamação de organização anti-vaping

O sociólogo norueguês Karl Erik Lund foi banido de uma conferência que ajudou a organizar por conta de acusações infundadas.

Procura-se morte por cigarros eletrônicos e paga-se bem

Que tal ganhar mais de 30 mil reais provando que os cigarros eletrônicos já provocaram alguma morte no mundo?

A ideia de que os sabores dos cigarros eletrônicos fisgam as crianças é simples, convincente – e falsa.

Cigarros eletrônicos com sabores são motivo de muito debate, mas em muitos casos acabamos por ter que usar o princípio da assimetria da besteira.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Paulo Jubilut, biólogo famoso com mais de 2.5 milhões de inscritos no Youtube, divulga vídeo com fake news sobre o vape

Da quantidade de nicotina no vape e nos cigarros até Acetato de Vitamina E, o biólogo não fez a pesquisa necessária para tratar do tema.

Decisão da ANVISA sobre cigarros eletrônicos pode ser anulada pela câmara dos deputados

Ex-diretora Cristiane Jourdan é acusada de "politização do processo" e "revanchismo" na tentativa de manter o cargo.

Vape é oportunidade de colaboração entre indústria e governo para combater tabagismo

Estudos apontam que o cigarro eletrônico desempenha importante papel na redução de danos do tabaco, apoiando a prevenção de recaídas e crises de abstinência; caso da Nova Zelândia é considerado exemplar

Aumenta a certeza de que DEFs são mais eficazes para parar de fumar do que adesivos e gomas de mascar de nicotina

Conclusão foi da Biblioteca Cochrane, referência no mundo em revisão de pesquisas de saúde.

Vídeo mostra que falta de regulação do mercado vaping estimula trabalho infantil na China

O mercado não regulado de vaporizadores alimenta uma indústria ilegal que explora crianças.