Vaper’s Tongue – E se você parasse de sentir o sabor dos juices?

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja você alguém que apenas começou a utilizar um vaporizador ou um consumidor experiente, parece que qualquer um está sujeito à essa estranha condição, perder a percepção dos sabores nos líquidos consumidos.

Apesar de ser conhecida como Vaper’s Tongue ou “Língua do Vaper”, o problema parece não estar ligado à língua e sim aos sensos olfatórios e a percepção de cheiros.

Um termo mais correto pode ser o da “fadiga de sabor”.

A condição pode acometer qualquer um, independente de tempo, tipo de produto utilizado ou líquidos consumidos e pode ser gradual, perdendo o sabor aos poucos, ou drástica, surgindo da noite para o dia.

Apesar de não termos pesquisas científicas claras sobre o assunto, os relatos são suficientes para considerar que não é apenas lenda urbana, sendo uma condição totalmente aleatória que ainda não foi completamente entendida, mas já são conhecidos alguns gatilhos que podem iniciar este processo e aqui vamos analisar cada um deles, além de oferecer algumas possíveis soluções para o problema.

Porém não posso deixar de ressaltar a importância de sempre que você tiver um problema em seu corpo ou sua mente, procure um médico.

Motivos para o Vaper’s Tongue

Parar de fumar

O ato de parar de fumar pode ser um dos causadores da falta de percepção de sabor nos líquidos para vaporizadores. Lembre-se que o cigarro é um agente que neutraliza sua percepção de sabores, portanto quando você substitui um agente neutralizador por outra coisa que não possui o mesmo efeito, pelo contrário, oferece um sabor muitas vezes intenso e agradável, o sistema sensorial pode “entrar em curto” durante este processo de transição.

Desidratação

Manter-se hidratado é importante para fumantes, vapers ou mesmo quem não usa nenhum dos dois. No caso dos vapers é ainda mais importante pois os líquidos consumidos são normalmente compostos por Propilenoglicol e Glicerina, ambos agentes que desumidificam o organismo, principalmente vias aéreas, portanto deve-se consumir muita água para evitar a desidratação, que pode causar apenas a perda do sabor.

Utilizar o mesmo sabor por muito tempo

A falta de variedade nos sabores consumidos é uma das possíveis causas do Vaper’s Tongue. É muito bom achar aquele sabor perfeito para usar todos os dias, mas ficar apenas nele pode fazer o cérebro se acostumar tanto que passa a percebê-lo cada vez menos.

Medicação

Alguns compostos podem desabilitar ou diminuir a percepção, remédios à base de lítio, drogas para a tireoide, câncer entre outros podem fazer perder a sensação geral de sabor.

Resfriados, nariz trancado e outras doenças

A perda do sabor pode estar associada a alguma doença, gripe, resfriado, nariz trancado, sinusite, alergias e qualquer outra coisa que comprometa as vias superiores. Na dúvida consulte um médico.

Porque sim

É, às vezes as coisas são misteriosas e simplesmente acontecem.

Possíveis soluções para o Vaper’s Tongue

Ir ao médico

Nunca é demais se precaver, pessoas são muito diferentes entre si, o corpo humano aind é um mistério e não se brinca com a saúde, se algo está errado com o nosso corpo, devemos ir ao médico.

Utilizar vários sabores

Manter o cérebro ocupado identificando e analisando sabores diferentes é uma boa ideia. Provar sabores contraditórios, ir do atabacado ao doce, passando pelo amargo e terminando no azedo.

Chocar os seus sentidos

Às vezes apenas mudar o sabor do líquido e deixar aquele preferido por alguns dias é suficiente para o cérebro se desacostumar com o sabor já conhecido. É sabido que o sabor mentol contribui melhor com este processo.

É também possível apelar para outros métodos como cheirar grãos de café, o que é inclusive usado por profissionais provadores de vinho ou de perfumes para “reiniciar” os sentidos olfativos, o que pode ajudar no paladar.

Utilizar um produto forte para higienizar a boca, como Listerine, também é uma possível solução.

Higiene bucal

Manter a higiene bucal é importante independente se você é um vaper ou não. Uma boa limpeza bocal, incluindo escovação da língua, com alguma pasta mentolada de sabor forte, pode contribuir para retornar com a percepção dos sabores.

Ter paciência e esperar melhorar sozinho

Muitas vezes a coisa toda vai embora sozinha após alguns dias. Na dúvida, vá ao médico!

Outros artigos

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Crítica ao saúde em foco da CBN do dia 18/04/2023

Médico Luis Fernando Correia mostra desconhecimento sobre o tema redução de danos e passa informações falsas sobre o mercado vaping.

Os estudos mostram que os vaporizadores causam câncer? Não.

Mesmo os melhores estudos não superaram uma questão estatística importante e tendem a distorcer as evidências para fazer com que os cigarros eletrônicos pareçam perigosos.

A Suécia quer dar de presente uma receita para acabar com o tabagismo e o Brasil precisa aceitar

O país está prestes a se tornar livre do tabagismo graças a sua abordagem que aceita produtos como cigarros eletrônicos.

Governo da Inglaterra vai doar cigarros eletrônicos para ajudar 1 milhão de adultos a parar de fumar

Para combater o tabagismo Inglês, quase 1 em cada 5 fumantes receberão um kit para iniciar nos vaporizadores, juntamente com suporte comportamental.

O emblemático caso de sucesso do Japão na redução de danos do tabagismo

País vem inovando nas decisões sobre produtos de risco reduzido e colhem a maior queda nas vendas de cigarros já vista em um grande mercado.