Evite vaporar perto de gatos

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Gatos e anemia

Gatos são animais naturalmente sensíveis e como qualquer espécie, vêm acompanhado de algumas condições pré-determinadas de saúde. Uma dessas condições é a maior incidência da presença de Corpos de Heinz, sendo duas vezes mais afetados que os cães e até 4 vezes mais do que os humanos.

Os Corpos de Heinz são relativamente presentes em quase todos as espécies e são definidos pela presença de hemoglobina desnaturada, uma alteração na sua estrutura, dificultando o carregamento de oxigênio. Se houver uma maior escala desta condição, o indivíduo pode desenvolver uma anemia. Normalmente essas hemoglobinas são descartadas ou consertadas no baço, mas nos gatos o baço não faz um trabalho tão bom, outro fator agravante.

Potencial risco do vapor nos gatos

E o que isso tem a ver com o uso de vaporizadores? Um dos componentes responsáveis pelo aumento dos Corpos de Heinz é o Propilenoglicol, que está presente em 99% dos líquidos comercializados e um produto que até a década de 1990 era parte integrante da composição das rações dos gatos. Devido à identificação de uma grande relação entre o Propilenoglicol e os Corpos de Heinz, o componente foi banido da indústria de rações.

O quanto o Propilenoglicol pode ameaçar a saúde dos gatos tem relação direta com a quantidade da exposição. Em experimentos, um gato alimentado com 1.6 gramas por kg aumentou o percentual de Corpos de Heinz em 28% e com 3 semanas consumindo comidas com maiores quantidades (8 gramas por kg) o aumento foi de 92%.

No vaping, a quantidade de Propilenoglicol que pode ser absorvida pelos felinos é incerta e não há estudos neste sentido. Pela lógica, deve haver relação direta com o tipo de ambiente, a concentração de PG nos líquidos, a quantidade de produto vaporizado, as condições do local como isolamento, ar-condicionado, pouca ventilação ou renovação de ar, proximidade do bichinho ao vaper, entre outros fatores.

Fique alerta aos sintomas

Alguns especialistas alegam que não há um fator de risco determinado pois o subproduto do vapor não seria suficiente para representar risco, mas por via das dúvidas devem ser buscados potenciais sintomas para identificar rapidamente caso a situação se apresente como febre, perda de apetite, descoloração da pele, fadiga, lábios pálidos, urina marrom-avermelhada, entre outros sintomas.

Outros artigos

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Crítica ao saúde em foco da CBN do dia 18/04/2023

Médico Luis Fernando Correia mostra desconhecimento sobre o tema redução de danos e passa informações falsas sobre o mercado vaping.

Os estudos mostram que os vaporizadores causam câncer? Não.

Mesmo os melhores estudos não superaram uma questão estatística importante e tendem a distorcer as evidências para fazer com que os cigarros eletrônicos pareçam perigosos.

A Suécia quer dar de presente uma receita para acabar com o tabagismo e o Brasil precisa aceitar

O país está prestes a se tornar livre do tabagismo graças a sua abordagem que aceita produtos como cigarros eletrônicos.

Governo da Inglaterra vai doar cigarros eletrônicos para ajudar 1 milhão de adultos a parar de fumar

Para combater o tabagismo Inglês, quase 1 em cada 5 fumantes receberão um kit para iniciar nos vaporizadores, juntamente com suporte comportamental.

O emblemático caso de sucesso do Japão na redução de danos do tabagismo

País vem inovando nas decisões sobre produtos de risco reduzido e colhem a maior queda nas vendas de cigarros já vista em um grande mercado.