Evite vaporar perto de gatos

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Gatos e anemia

Gatos são animais naturalmente sensíveis e como qualquer espécie, vêm acompanhado de algumas condições pré-determinadas de saúde. Uma dessas condições é a maior incidência da presença de Corpos de Heinz, sendo duas vezes mais afetados que os cães e até 4 vezes mais do que os humanos.

Os Corpos de Heinz são relativamente presentes em quase todos as espécies e são definidos pela presença de hemoglobina desnaturada, uma alteração na sua estrutura, dificultando o carregamento de oxigênio. Se houver uma maior escala desta condição, o indivíduo pode desenvolver uma anemia. Normalmente essas hemoglobinas são descartadas ou consertadas no baço, mas nos gatos o baço não faz um trabalho tão bom, outro fator agravante.

Potencial risco do vapor nos gatos

E o que isso tem a ver com o uso de vaporizadores? Um dos componentes responsáveis pelo aumento dos Corpos de Heinz é o Propilenoglicol, que está presente em 99% dos líquidos comercializados e um produto que até a década de 1990 era parte integrante da composição das rações dos gatos. Devido à identificação de uma grande relação entre o Propilenoglicol e os Corpos de Heinz, o componente foi banido da indústria de rações.

O quanto o Propilenoglicol pode ameaçar a saúde dos gatos tem relação direta com a quantidade da exposição. Em experimentos, um gato alimentado com 1.6 gramas por kg aumentou o percentual de Corpos de Heinz em 28% e com 3 semanas consumindo comidas com maiores quantidades (8 gramas por kg) o aumento foi de 92%.

No vaping, a quantidade de Propilenoglicol que pode ser absorvida pelos felinos é incerta e não há estudos neste sentido. Pela lógica, deve haver relação direta com o tipo de ambiente, a concentração de PG nos líquidos, a quantidade de produto vaporizado, as condições do local como isolamento, ar-condicionado, pouca ventilação ou renovação de ar, proximidade do bichinho ao vaper, entre outros fatores.

Fique alerta aos sintomas

Alguns especialistas alegam que não há um fator de risco determinado pois o subproduto do vapor não seria suficiente para representar risco, mas por via das dúvidas devem ser buscados potenciais sintomas para identificar rapidamente caso a situação se apresente como febre, perda de apetite, descoloração da pele, fadiga, lábios pálidos, urina marrom-avermelhada, entre outros sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Outros artigos

Cientista é banido de conferência sobre cigarros eletrônicos por difamação de organização anti-vaping

O sociólogo norueguês Karl Erik Lund foi banido de uma conferência que ajudou a organizar por conta de acusações infundadas.

Procura-se morte por cigarros eletrônicos e paga-se bem

Que tal ganhar mais de 30 mil reais provando que os cigarros eletrônicos já provocaram alguma morte no mundo?

A ideia de que os sabores dos cigarros eletrônicos fisgam as crianças é simples, convincente – e falsa.

Cigarros eletrônicos com sabores são motivo de muito debate, mas em muitos casos acabamos por ter que usar o princípio da assimetria da besteira.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Paulo Jubilut, biólogo famoso com mais de 2.5 milhões de inscritos no Youtube, divulga vídeo com fake news sobre o vape

Da quantidade de nicotina no vape e nos cigarros até Acetato de Vitamina E, o biólogo não fez a pesquisa necessária para tratar do tema.

Decisão da ANVISA sobre cigarros eletrônicos pode ser anulada pela câmara dos deputados

Ex-diretora Cristiane Jourdan é acusada de "politização do processo" e "revanchismo" na tentativa de manter o cargo.

Vape é oportunidade de colaboração entre indústria e governo para combater tabagismo

Estudos apontam que o cigarro eletrônico desempenha importante papel na redução de danos do tabaco, apoiando a prevenção de recaídas e crises de abstinência; caso da Nova Zelândia é considerado exemplar

Aumenta a certeza de que DEFs são mais eficazes para parar de fumar do que adesivos e gomas de mascar de nicotina

Conclusão foi da Biblioteca Cochrane, referência no mundo em revisão de pesquisas de saúde.

Vídeo mostra que falta de regulação do mercado vaping estimula trabalho infantil na China

O mercado não regulado de vaporizadores alimenta uma indústria ilegal que explora crianças.