Evite vaporar perto de gatos

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Gatos e anemia

Gatos são animais naturalmente sensíveis e como qualquer espécie, vêm acompanhado de algumas condições pré-determinadas de saúde. Uma dessas condições é a maior incidência da presença de Corpos de Heinz, sendo duas vezes mais afetados que os cães e até 4 vezes mais do que os humanos.

Os Corpos de Heinz são relativamente presentes em quase todos as espécies e são definidos pela presença de hemoglobina desnaturada, uma alteração na sua estrutura, dificultando o carregamento de oxigênio. Se houver uma maior escala desta condição, o indivíduo pode desenvolver uma anemia. Normalmente essas hemoglobinas são descartadas ou consertadas no baço, mas nos gatos o baço não faz um trabalho tão bom, outro fator agravante.

Potencial risco do vapor nos gatos

E o que isso tem a ver com o uso de vaporizadores? Um dos componentes responsáveis pelo aumento dos Corpos de Heinz é o Propilenoglicol, que está presente em 99% dos líquidos comercializados e um produto que até a década de 1990 era parte integrante da composição das rações dos gatos. Devido à identificação de uma grande relação entre o Propilenoglicol e os Corpos de Heinz, o componente foi banido da indústria de rações.

O quanto o Propilenoglicol pode ameaçar a saúde dos gatos tem relação direta com a quantidade da exposição. Em experimentos, um gato alimentado com 1.6 gramas por kg aumentou o percentual de Corpos de Heinz em 28% e com 3 semanas consumindo comidas com maiores quantidades (8 gramas por kg) o aumento foi de 92%.

No vaping, a quantidade de Propilenoglicol que pode ser absorvida pelos felinos é incerta e não há estudos neste sentido. Pela lógica, deve haver relação direta com o tipo de ambiente, a concentração de PG nos líquidos, a quantidade de produto vaporizado, as condições do local como isolamento, ar-condicionado, pouca ventilação ou renovação de ar, proximidade do bichinho ao vaper, entre outros fatores.

Fique alerta aos sintomas

Alguns especialistas alegam que não há um fator de risco determinado pois o subproduto do vapor não seria suficiente para representar risco, mas por via das dúvidas devem ser buscados potenciais sintomas para identificar rapidamente caso a situação se apresente como febre, perda de apetite, descoloração da pele, fadiga, lábios pálidos, urina marrom-avermelhada, entre outros sintomas.

Outros artigos

Manifestação a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos ocorre nesta sexta-feira em Brasília

Consumidores foram convocados a se concentrarem na frente do prédio da ANVISA a partir das 9h de sexta-feira (1º)

A desinformação sobre os cigarros eletrônicos faz vítimas reais

O estigma contra os produtos e consumidores vem causando danos graves na vida das pessoas.

Globo compartilha informações falsas em editorial que faz campanha contra cigarros eletrônicos

Contra seu próprio princípio editorial de isenção, Globo toma partido contra a regulamentação do vape no Brasil, usando informações falsas para causar pânico moral.

Apoiar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil é apoiar o terrorismo

Cidadão Sírio que morou em Belo Horizonte financiou ações terroristas graças ao contrabando de cigarros eletrônicos no Brasil.

COP10 é cancelada em meio a acusações de censura, controvérsias e protestos no Panamá

Evento da OMS criticado por não permitir acesso a interessados contrários aos temas foi prejudicado pela agitação no país.

Quem é contra a regulamentação do vape no Brasil?

Organizações de saúde estão fazendo campanha contra a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Médico compartilha vídeo com informações incorretas sobre cigarros eletrônicos

No Brasil muitos profissionais de saúde apresentam informações desconectadas da ciência e contribuem com a desinformação sobre o assunto no país.

Anvisa finaliza novo texto sobre regulamentação do vape no Brasil, mas decisão final fica para 2024

Resposta final sobre o tema foi prometida para 2023 e acabou sendo postergada pela quinta vez, agora para o ano que vem.

Novo projeto de lei quer regulamentar os cigarros eletrônicos no Brasil para proteger os jovens

Senadora Soraya Thronicke apresenta projeto de lei para regulamentar o comércio de cigarros eletrônicos no Brasil.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Desinformação no vaping: Talvez estejamos apenas programados para acreditar no pior

Pesquisa mostra que nós somos programados para acreditar mais em informações pessimistas do que otimistas.