6.1 milhões de Europeus pararam de fumar usando vaporizadores

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Um novo estudo conduzido pelo Professor Konstantinos Poulas mostra que mais de 6 milhões de fumantes da União Européia pararam de fumar e mais 9 milhões diminuíram o consumo de cigarros usando os cigarros eletrônicos.

Cientistas da Universidade de Patras na Grécia, O Centro Onassis de Cirurgia Cardíaca, também na Grécia e o Instituto Nacional Francês de Pesquisas Médicas e de Saúde analisaram dados Eurobarómetros de 2014. Eurobarómetros são pesquisas de opinião pública realizadas na Europa com frequência desde 1973 com todo o tipo de assunto ou pauta.

Os dados sobre fumantes e o uso de cigarros eletrônicos revelam que 48.5 milhões de pessoas alguma vez utilizaram os ecigs e que 7.5 milhões são usuários atuais. Entre os usuários atuais, 35.1% pararam de fumar enquanto 32.2% reduziram seu consumo de cigarros.

É provavelmente a primeira vez que encontramos dados desta magnitude, em uma amostra tão grande da população. Os dados também mostram um impacto positivo dos aparelhos em relação à saúde pública por duas principais razões: a primeira, há um alto índice de pessoas que param ou diminuem seus hábitos de fumar e segundo, o uso dos ecigs está praticamente todo confinado à fumantes e ex-fumantes, sendo os não fumantes uma parcela mínima que utiliza o aparelho.

A preocupação é sempre grande que os cigarros eletrônicos não conquistem os não fumantes e sejam uma porta de entrada para a dependência e até uma ponte de ligação ao cigarro tradicional, porém pesquisadores continuam observando a tendência disso não acontecer. Jacques Le Houezec, neurocientista e pesquisador do Instituto Nacional Francês de Pesquisas Médicas e de Saúde diz que:

“Em não fumantes nós observamos alguma experimentação, mas o uso regular é mínimo. Apenas 1.3% de não fumantes reportam que eventualmente consomem nicotina em aparelhos de cigarro eletrônico e apenas 0.09% utilizam os aparelhos de forma diária. Na prática não podemos dizer que existe atualmente o uso de cigarros eletrônicos com nicotina por pessoas não fumantes, portanto a preocupação de que os dispositivos sejam uma porta de entrada aos cigarros é rejeitada por nossas descobertas.”

Outros artigos

Desinformação afasta jovens adultos do vaping e dificulta abandono do cigarro, aponta estudo

Estudo britânico mostra que jovens fumantes evitam o vape por acreditarem, erroneamente, que é tão prejudicial quanto o cigarro. Falta de regulamentação agrava o problema.

Sensacionalismo em alta: tabloides britânicos voltam a atacar o vape com alegações sobre pneumonia em jovens

A mídia sensacionalista voltou a atacar o vape com alegações infundadas. O caso recente de pneumonia em jovem nos EUA levanta o debate sobre a importância da regulamentação.

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Agora é proibido fumar nas ruas de Milão, na Itália, mas o vaping segue permitido

Enquanto os cigarros tradicionais não poderão mais ser consumidos nas ruas, os eletrônicos continuam sendo aceitos como redutores de danos.

Novo estudo mostra mínima diferença na saúde de pessoas que usam cigarros eletrônicos sem histórico de tabagismo em comparação com quem nunca consumiu nicotina

Trabalho ajuda a entender os reais impactos menores dos cigarros eletrônicos quando usados isolados do consumo de cigarros tradicionais.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados pode criminalizar consumidores de cigarros eletrônicos no Brasil

PL Nº 2.158 quer tornar crime "transportar" e "armazenar" cigarros eletrônicos, sem distinção de comércio ou uso próprio, ameaçando milhões de consumidores brasileiros.

Na última década o vaping salvou 113 mil vidas e economizou quase 1 trilhão de reais na economia e na saúde dos EUA

Relatório traduzido para o Português pela organização científica Direta.org mostra que o vaping tem um grande impacto positivo quando devidamente regulado.

Reino Unido proibirá vapes descartáveis, restringirá sabores e fará mais coisas estúpidas

O governo do Reino Unido decidiu que proibirá os vaporizadores descartáveis ​​e sugere que proibirá os sabores dos vaporizadores. Isto irá desencadear mais tabagismo, mais comércio ilícito e mais soluções alternativas.

9 fatos e mitos sobre o vaping de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Menos prejudiciais do que fumar, ajudam contra o tabagismo, menos nicotina que os cigarros e outros fatos que o Brasil ignora sobre o vaping.

FDA divulga dados de 2023 dos EUA com queda no tabagismo e no uso de vape adolescente após regulamentação

Tabagismo adolescente é o menor de todos os tempos e o consumo de cigarros eletrônicos continua caindo.