Uma bala mágica? O impacto potencial dos cigarros eletrônicos no número de fumantes

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalho de David Mendez, PhD, Kenneth E Warner, PhD

Artigo completo: https://academic.oup.com/ntr/article-abstract/23/4/654/5895499

“É altamente provável que o vaping reduza a mortalidade produzida pelo fumo…pode muito bem ser uma ferramenta a ser adicionada ao arsenal de medidas eficazes de controle do tabaco.”

Abstrato

Introdução

Examinamos a proporção da mortalidade produzida pelo fumo nos EUA que os cigarros eletrônicos podem eliminar sob suposições sobre a capacidade do vaping de aumentar a cessação do tabagismo, os riscos do vaping para a saúde e a possibilidade de que o vaping aumente o tabagismo entre os jovens.

Métodos

Empregamos um modelo dinâmico de simulação populacional que rastreia indivíduos de 0 a 110 anos, diferenciados por gênero e status de fumante. Usando dados do Censo dos EUA, dos Relatórios Nacionais de Estatísticas Vitais, do Estudo de Prevenção do Câncer II e da Pesquisa Nacional de Saúde, estimamos o número de anos de vida perdidos (LYL) relacionados ao tabagismo de 2018 a 2100 em um cenário sem vapor. . Em seguida, comparamos os resultados das execuções do modelo que avaliam o impacto do vaping sob uma variedade de suposições.

Resultados

A combinação de suposições produz 360 cenários possíveis. 357 (99%) fornecem estimativas positivas de anos de vida salvos (LYS) devido ao vaping até 2100, de 143.000 para 65 milhões. A maioria dos cenários resulta em milhões de pessoas parando de fumar devido ao vaping. Em média, os desistentes induzidos por vaping ganham 1,2 a 2,0 anos extras de vida em comparação com os fumantes que param sem vaping. O impacto do vaping é maior quando mais ajuda os fumantes que, de outra forma, têm maior dificuldade em parar de fumar. Embora os números de LYS sejam geralmente grandes em todos os cenários, eles geralmente representam uma pequena fração do número de fumantes.

Conclusões

É altamente provável que o vaping reduza a mortalidade produzida pelo fumo. Ainda assim, o vaping não é “a” resposta para a crise de saúde pública criada pelo fumo. Em vez disso, pode muito bem ser uma ferramenta a ser adicionada ao arsenal de medidas eficazes de controle do tabaco.

Implicações

Os cigarros eletrônicos têm o potencial de reduzir o enorme preço do cigarro. Por si só, no entanto, a redução de danos do tabaco, conforme incorporada no vaping, não é uma bala mágica. No futuro, o controle do tabagismo exigirá a aplicação vigilante das medidas baseadas em evidências que nos trouxeram tanto sucesso no combate ao tabagismo. Exigirá, também, a busca e adoção de novos meios de atacar o problema remanescente. A redução de danos pode, e muitos diriam que deveria, ser uma parte da fórmula complexa que acabará por trazer o fim do tabagismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Outros artigos

Cientista é banido de conferência sobre cigarros eletrônicos por difamação de organização anti-vaping

O sociólogo norueguês Karl Erik Lund foi banido de uma conferência que ajudou a organizar por conta de acusações infundadas.

Procura-se morte por cigarros eletrônicos e paga-se bem

Que tal ganhar mais de 30 mil reais provando que os cigarros eletrônicos já provocaram alguma morte no mundo?

A ideia de que os sabores dos cigarros eletrônicos fisgam as crianças é simples, convincente – e falsa.

Cigarros eletrônicos com sabores são motivo de muito debate, mas em muitos casos acabamos por ter que usar o princípio da assimetria da besteira.

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Paulo Jubilut, biólogo famoso com mais de 2.5 milhões de inscritos no Youtube, divulga vídeo com fake news sobre o vape

Da quantidade de nicotina no vape e nos cigarros até Acetato de Vitamina E, o biólogo não fez a pesquisa necessária para tratar do tema.

Decisão da ANVISA sobre cigarros eletrônicos pode ser anulada pela câmara dos deputados

Ex-diretora Cristiane Jourdan é acusada de "politização do processo" e "revanchismo" na tentativa de manter o cargo.

Vape é oportunidade de colaboração entre indústria e governo para combater tabagismo

Estudos apontam que o cigarro eletrônico desempenha importante papel na redução de danos do tabaco, apoiando a prevenção de recaídas e crises de abstinência; caso da Nova Zelândia é considerado exemplar

Aumenta a certeza de que DEFs são mais eficazes para parar de fumar do que adesivos e gomas de mascar de nicotina

Conclusão foi da Biblioteca Cochrane, referência no mundo em revisão de pesquisas de saúde.

Vídeo mostra que falta de regulação do mercado vaping estimula trabalho infantil na China

O mercado não regulado de vaporizadores alimenta uma indústria ilegal que explora crianças.