Estudo revela que 62% dos fumantes na França e 53% na Alemanha acreditam que as políticas antifumo ignoram o quão difícil é parar de fumar

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Bruxelas, Bélgica, 14 de outubro — Um estudo encomendado pelo Consumer Choice Center e escrito em cooperação com a World Vapers’ Alliance revela vários equívocos sobre nicotina e redução de danos entre profissionais de saúde e consumidores. 

A pesquisa foi realizada para obter uma maior visão sobre o impacto das percepções errôneas sobre vaping entre médicos de clínica geral, fumantes e formuladores de políticas na futura política de redução de danos na Europa. A pesquisa apresenta 30 entrevistas com clínicos gerais e uma pesquisa quantitativa com 862 fumantes franceses e alemães.

Principais conclusões:

  • Apenas três em cada 15 médicos na Alemanha dizem conhecer o termo redução de danos;
  • 33% dos fumantes na França e 43% na Alemanha acreditam erroneamente que o vaping é tão prejudicial ou mais prejudicial do que os cigarros;
  • 69% dos fumantes na França e 74% dos fumantes na Alemanha acreditam erroneamente que a nicotina causa câncer;
  • 62% dos fumantes na França e 53% na Alemanha acreditam que as políticas antifumo ignoram o quão difícil é parar de fumar.

“Existem duas fontes principais de informação para os fumantes atuais que desejam parar: a internet e seu clínico geral. Infelizmente, as percepções existentes entre os médicos sobre o vaping como ferramenta de redução de danos os impedem de recomendá-lo para a cessação do tabagismo. Os médicos de família também têm a crença errônea de que a nicotina causa câncer. Do ponto de vista do paciente, isso reduz potenciais melhorias na saúde pública”, diz Bill Wirtz, analista sênior de políticas do Consumer Choice Center.

“Esta pesquisa revela muitos equívocos sobre redução de danos e vaping em países que deveriam estar na linha de frente da luta pela redução de danos na Europa. Os fumantes não estão satisfeitos com os métodos tradicionais para parar de fumar e devem ser informados de que o vaping pode ajudar. Mais de 19 milhões de pessoas podem potencialmente mudar do tabagismo para o vaping na UE, e os políticos devem ajudá-los, incentivando o vaping como o método de cessação do tabagismo mais bem-sucedido até agora”, disse Michael Landl, diretor da World Vapers’ Alliance. 

Konstantinos Farsalinos, médico e especialista em saúde pública com muita experiência em pesquisas de redução de danos do tabaco, mencionou:

“As evidências científicas atualmente disponíveis são claras: vaping é muito menos prejudicial do que fumar e deve fazer parte de todas as estruturas de cessação do tabagismo em todo o mundo. Esses equívocos sobre riscos e danos relativos mostram que a saúde pública deve fazer um trabalho melhor para incentivar os fumantes a mudar para alternativas menos prejudiciais”.

O estudo foi conduzido pela empresa de pesquisa Info Sapiens e co-autoria do Consumer Choice Center em parceria com o grupo de defesa do vaping World Vapers’ Alliance. 

Uma cópia avançada do resumo da pesquisa está disponível aqui

Centro de Escolha do Consumidor (CCC) representa consumidores em mais de 100 países em todo o mundo. A CCC monitora de perto as tendências regulatórias em Ottawa, Washington, Bruxelas, Genebra, Lima, Brasília e outros pontos de regulação e informa e ativa os consumidores para lutar pela #ConsumerChoice. Saiba mais em consumerchoicecenter.org.

A World Vapers’ Alliance (WVA) amplifica a voz dos vapers em todo o mundo e os capacita a fazer a diferença em suas comunidades. Os membros da WVA são associações de consumidores e vapers individuais de todo o mundo. Mais informações sobre worldvapersalliance.com 

Outros artigos

A lei brasileira sobre os cigarros eletrônicos e o panorama do país nos dias atuais

Conheça em detalhes a lei brasileira sobre cigarros eletrônicos e a situação geral do país em relação aos produtos.

Desinformação no vaping: Talvez estejamos apenas programados para acreditar no pior

Pesquisa mostra que nós somos programados para acreditar mais em informações pessimistas do que otimistas.

Risco em alta: Milhões de pessoas usam cigarros eletrônicos no Brasil e só quem lucra é o mercado ilegal

Seminário organizado pelo O Globo reuniu no Rio de Janeiro especialistas de diversas áreas para debater sobre a regulamentação dos produtos.

Rio de Janeiro terá seminário discutindo a importância da regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil

Evento contará com especialistas de diversas áreas para discutir o tema, em um momento que a Anvisa analisa uma possível mudança nas regras atuais.

É hora de mudar a maneira como olhamos para o vaping na juventude

Artigo assinado pelo Dr. Colin Mendelsohn, com 40 anos de experiência como médico, acadêmico e pesquisador em cessação do tabagismo e redução de danos causados ​​pelo tabaco.

Reino Unido vai oferecer cigarros eletrônicos gratuitos aos consumidores que reciclarem seus produtos usados

O sistema de correio do Governo coletará aparelhos usados ​​das casas das pessoas como parte de um grande esquema para reduzir os danos ambientais.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Evento internacional traz a experiência da Suécia para o Brasil e o potencial de também ser um país “livre do fumo”

Vaporaqui cobre evento gratuito em SP, que traz a experiência da Suécia em ser o primeiro país "sem fumo" da Europa em 2023. Brasil é um potencial candidato para seguir o exemplo.

Pare de fumar comece a vaporar

Livro do especialista australiano Dr. Colin Mendelsohn mostra um guia prático de como reduzir os danos do tabagismo através do vaping.

Jornal da Band faz especial sobre cigarros eletrônicos desconectado da ciência, mas conclui que a regulamentação é o melhor caminho

Ignorando dados da ciência mundial e países avançados que apoiam a redução de danos do tabagismo, a mídia brasileira peca nas informações sobre cigarros eletrônicos.

Canadá atualiza e amplifica sua postura positiva em relação aos cigarros eletrônicos

Governo do Canadá revisou as evidências científicas sobre os cigarros eletrônicos e amplifica sua posição a favor da Redução de Danos do Tabagismo.

A Grã-Bretanha deve enfrentar a OMS sobre vaping para salvar milhões de vidas

Vamos lembrar nossos 'fumantes esquecidos', enfrentar a OMS e fazer tudo o que pudermos para alcançar esse futuro sem fumo juntos, escrevem os deputados e vice-presidentes do APPG for Vaping.