Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

O Vaporaqui.net estabeleceu uma parceria com a Kymsnet Media Network para traduzir o conteúdo de histórias em quadrinhos que trazem informações importantes sobre a estratégia de Redução dos Danos do Tabagismo (RDT), contadas por personalidades relevantes que lutam por políticas de saúde pública mais adequadas em relação ao fumo.

O criador do projeto é Msanii Kimani wa Wanjiru, um criativo redator e jornalista apaixonado por artes e cultura, defensor do uso da comunicação, do compartilhamento de informações e da educação para tornar a África um lugar melhor.

A Kymsnet Media Network é uma empresa com sede em Nairóbi que utiliza artes e cultura em um empreendimento social para “transformar a África através da cultura e das artes”, fornecendo comunicações para o desenvolvimento, por meio de soluções para agências e instituições que realizam ações transformadoras nas diferentes comunidades do Quênia e da África Oriental.

Um desses projetos baseia-se na pesquisa e documentação em histórias em quadrinhos e desenhos animados no Quênia e em toda a África. Seu livro Ink & Pixels: A História Selvagem e Maravilhosa dos Quadrinhos Quenianos é um relato detalhado sobre a história, o desenvolvimento, as tendências, a relevância social e o futuro dos quadrinhos e desenhos animados no Quênia. Ele escreveu extensivamente sobre cartunistas e quadrinhos no país, com artigos publicados pelo International Journal of Comic Art (IJOCA).

Os quadrinhos sobre a Redução de Danos do Tabagismo (RDT) buscam traduzir conceitos complexos em informações mais acessíveis ao público geral, democratizando o conteúdo e auxiliando na propagação do conceito na África, que enfrenta desafios significativos em relação a políticas de saúde pública, especialmente no combate ao tabagismo.

O projeto faz parte da plataforma REVELAR! Conversas em QuadrinhosEA, que mensalmente discute, comemora e entrevista quadrinistas para lançar novas histórias em quadrinhos e explorar questões pertinentes ao setor de desenhos e artes. Estão em andamento planos para replicar o projeto em três outras cidades da África Oriental: Kampala, em Uganda; Dar es Salaam, na Tanzânia; e Kigali, em Ruanda.

O primeiro exemplar traduzido na parceria entre o Vaporaqui.net e a Kymsnet Media Network apresenta uma história do Dr. Michael Kariuki, pediatra consultor, especialista em saúde pública e epidemiologista, com interesse em Redução de Danos em Tabaco (RDT), álcool, cannabis, pesticidas e opioides. Ele é membro fundador e secretário da Sociedade de Redução de Danos no Quênia, com mais de 15 anos de experiência em trabalho clínico, saúde pública e liderança. Nos últimos dois anos, ele conduziu um extenso trabalho sobre RDT, incluindo pesquisas sobre tóxicos de STPs no Quênia, além de atuar como apresentador de mídia e autor de artigos de opinião. Determinado, deseja ver um impacto positivo e uma mudança na sociedade, sendo também um defensor da segurança e da saúde das crianças.

A história em quadrinhos destaca sua defesa da RDT, especialmente do uso de cigarros eletrônicos como estratégia de redução de danos, buscando políticas de saúde pública que promovam um impacto positivo no enfrentamento do tabagismo na África e no mundo. Confira abaixo:

Outros artigos

Desinformação afasta jovens adultos do vaping e dificulta abandono do cigarro, aponta estudo

Estudo britânico mostra que jovens fumantes evitam o vape por acreditarem, erroneamente, que é tão prejudicial quanto o cigarro. Falta de regulamentação agrava o problema.

Sensacionalismo em alta: tabloides britânicos voltam a atacar o vape com alegações sobre pneumonia em jovens

A mídia sensacionalista voltou a atacar o vape com alegações infundadas. O caso recente de pneumonia em jovem nos EUA levanta o debate sobre a importância da regulamentação.

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Agora é proibido fumar nas ruas de Milão, na Itália, mas o vaping segue permitido

Enquanto os cigarros tradicionais não poderão mais ser consumidos nas ruas, os eletrônicos continuam sendo aceitos como redutores de danos.

Novo estudo mostra mínima diferença na saúde de pessoas que usam cigarros eletrônicos sem histórico de tabagismo em comparação com quem nunca consumiu nicotina

Trabalho ajuda a entender os reais impactos menores dos cigarros eletrônicos quando usados isolados do consumo de cigarros tradicionais.

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados pode criminalizar consumidores de cigarros eletrônicos no Brasil

PL Nº 2.158 quer tornar crime "transportar" e "armazenar" cigarros eletrônicos, sem distinção de comércio ou uso próprio, ameaçando milhões de consumidores brasileiros.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Na última década o vaping salvou 113 mil vidas e economizou quase 1 trilhão de reais na economia e na saúde dos EUA

Relatório traduzido para o Português pela organização científica Direta.org mostra que o vaping tem um grande impacto positivo quando devidamente regulado.

Reino Unido proibirá vapes descartáveis, restringirá sabores e fará mais coisas estúpidas

O governo do Reino Unido decidiu que proibirá os vaporizadores descartáveis ​​e sugere que proibirá os sabores dos vaporizadores. Isto irá desencadear mais tabagismo, mais comércio ilícito e mais soluções alternativas.

9 fatos e mitos sobre o vaping de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Menos prejudiciais do que fumar, ajudam contra o tabagismo, menos nicotina que os cigarros e outros fatos que o Brasil ignora sobre o vaping.

FDA divulga dados de 2023 dos EUA com queda no tabagismo e no uso de vape adolescente após regulamentação

Tabagismo adolescente é o menor de todos os tempos e o consumo de cigarros eletrônicos continua caindo.

Colégio Real de Psiquiatras da Austrália e Nova Zelândia declara que vapes são alternativa mais segura do que o consumo de tabaco

Instituição declara que o vaping pode ser prescrito para pessoas adultas que fumam como forma de tratamento contra o tabagismo.