Sobre nós

Vaporaqui

O Vapor Aqui é um projeto jornalístico multiplataforma fundado em 2015 para falar de forma clara e objetiva sobre Redução de Danos (RD) do tabagismo.

O termo RD é um conceito amplamente aplicado em políticas de saúde pública, principalmente de países desenvolvidos como a Inglaterra, Portugal, Espanha e muitos outros.

A RD iniciou na mudança da abordagem aos usuários de drogas psicoativas com o objetivo de parar de marginalizá-los, deixar de tratá-los como criminosos e oferecer cuidados e atendimento mais humano, ao trocar o conceito de pare de usar ou morra para o de se você não consegue ou não quer parar, use a substância da maneira menos prejudicial possível à sua saúde.

Um caso emblemático é o de Portugal, que descriminalizou o uso de drogas e resultou em uma queda de 70% no consumo de cocaína e heroína, além de ver o índice de incidência de HIV cair pela metade, tornando o país um caso de sucesso na Redução de Danos.

Em tempos mais recentes, a RD passou a ser aplicada também ao tabagismo, após a invenção de produtos alternativos para o consumo de nicotina como tabaco oral, tabaco aquecido e cigarro eletrônico, já que no mundo estima-se que mais de 8 milhões de pessoas morrem todos os anos decorrentes do fumo.

O jornalista Alexandro “Hazard” Lucian foi prisioneiro do vício do tabagismo por 15 anos, consumindo 3 carteiras de cigarros diárias. Tentou parar de fumar e falhou usando todos os métodos clássicos como força de vontade, adesivos, gomas de mascar e remédios, até que conheceu a RD e os cigarros eletrônicos, alternativas de 95% a 99% menos prejudiciais do que os cigarros convencionais.

Desde o dia 30 de Maio de 2015 nunca mais fumou e por conta do que considera um salvamento em sua vida, fundou o VaporAqui.net para contar sua história e auxiliar as pessoas a conhecerem a RD.

Ao longo dos anos se tornou especialista no assunto e ativista, sendo convidado a participar de entrevistas, palestras, eventos nacionais e internacionais, participando das discussões a respeito dos processos legislativos sobre a regulamentação dos produtos alternativos para consumo de nicotina no Brasil.

O Vapor Aqui passou a fazer parte de inúmeras plataformas digitais, conquistando imensa credibilidade na comunidade de usuários de cigarros eletrônicos (vapers), se tornando a maior fonte de informação em língua Portuguesa no assunto, seguindo os critérios do jornalismo sério e competente, através de muita pesquisa e estudo, produção com alta qualidade gráfica e combate às fake news.

Liderando a comunidade de usuários de cigarros eletrônicos no Brasil, em 2021 fundou e atua como presidente do Diretório de Informações Para Redução dos Danos do Tabagismo (DIRETA) – www.direta.org a primeira associação do tipo no país, não governamental e sem fins lucrativos, para ampliar o debate sobre o tema.

Se quiser saber mais informações ou entrar em contato, utilize o e-mail info @ vaporaqui.net.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Imaginamos que você esteja feliz com isso, mas caso não queira, você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais