Sabores de líquidos para e-cigarettes e escolhas de concentração de nicotina após 6 meses de uma tentativa de cessação do tabagismo com DEFs: Análises secundárias de um ensaio clínico randomizado

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalho de Angela Flavia Mosimann, Eva M Güttinger, Kali Tal, Anna Schoeni, Stéphanie Baggio, Nicolas Sambiagio, Aurélie Berthet, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Martin Brutsche, Anja Frei, Moa Lina Haller, Reto Auer, Julian Jakob

Artigo original: https://www.tobaccopreventioncessation.com/E-liquid-flavors-and-nicotine-concentration-choices-over-6-months-after-a-smoking,196136,0,2.html

“Após 6 meses, os usuários exclusivos de e-cigarros usaram mais líquidos com sabor frutado e escolheram uma concentração média de nicotina mais baixa do que os usuários duplos.”

Abstrato

Introdução: Muitos fumantes de tabaco tentam parar de fumar com sistemas eletrônicos de entrega de nicotina (DEFs ou dispositivos eletrônicos de fumar). O objetivo deste estudo foi descrever o uso de sabores de líquidos e concentração de nicotina ao longo de 6 meses em uma coorte prospectiva de fumantes dispostos a parar de fumar com DEFs.

Métodos: Incluímos 622 participantes do grupo de intervenção do ensaio clínico randomizado Eficácia, Segurança e Toxicologia dos DEFs. Os participantes eram fumantes adultos, fumando pelo menos cinco cigarros por dia. Eles receberam DEFs gratuitos e a escolha de 6 sabores de líquidos com 4 concentrações de nicotina, além de aconselhamento para cessação do tabagismo. Acompanhamos a escolha de sabor e concentração de nicotina nas semanas 1, 2, 4 e 8, e aos 6 meses após a data alvo para parar de fumar, comparando participantes que relataram usar apenas e-cigarros (usuários exclusivos de e-cigarros) com aqueles que usaram e-cigarros e fumaram (usuários duplos) nos últimos 7 dias. Aplicamos modelos de regressão multivariada para calcular as razões de risco ajustadas (ARR).

Resultados: Na Semana 1, 66% (n=409) eram usuários exclusivos de e-cigarros, e 21% (n=129) eram usuários duplos. Aos 6 meses, 43% (n=266) eram usuários exclusivos de e-cigarros, e 16% (n=102) eram usuários duplos. Embora as escolhas de sabor fossem semelhantes na Semana 1, aos 6 meses, os usuários exclusivos de e-cigarros relataram o uso de mais sabores frutados do que os usuários duplos (31% vs 22%, ARR=2,10; IC 95%: 1,21-3,66). A concentração de nicotina utilizada inicialmente foi semelhante em ambos os grupos e diminuiu ao longo do tempo. Aos 6 meses, os usuários exclusivos de e-cigarros usaram uma concentração média de nicotina menor do que os usuários duplos (6,3 vs 8,2 mg/mL, diferença = -1,55; IC 95%: -2,84 a -0,25 mg/mL).

Conclusões: Após 6 meses, os usuários exclusivos de e-cigarros usaram mais líquidos com sabor frutado e escolheram uma concentração média de nicotina mais baixa do que os usuários duplos.

Outros artigos

Tudo o que você precisa saber sobre Pulmão Pipoca

Pulmão Pipoca e vaping: o mito ressurge na mídia brasileira sem qualquer base científica. Entenda a origem dessa fake news e o que dizem os estudos.

Especialistas internacionais defendem regulamentação dos cigarros eletrônicos como estratégia de saúde pública

A regulamentação dos cigarros eletrônicos é essencial para proteger a saúde pública e combater o mercado ilegal no Brasil.

Apreensões de cigarros eletrônicos pela Receita Federal batem recorde em 2024

Volume chegou a quase R$ 180 milhões em 2024 e cresceu 9.342% em 6 anos. Mercado ilegal detém o monopólio do comércio e especialistas reforçam a urgência da regulamentação no Brasil.

Desinformação afasta jovens adultos do vaping e dificulta abandono do cigarro, aponta estudo

Estudo britânico mostra que jovens fumantes evitam o vape por acreditarem, erroneamente, que é tão prejudicial quanto o cigarro. Falta de regulamentação agrava o problema.

Sensacionalismo em alta: tabloides britânicos voltam a atacar o vape com alegações sobre pneumonia em jovens

A mídia sensacionalista voltou a atacar o vape com alegações infundadas. O caso recente de pneumonia em jovem nos EUA levanta o debate sobre a importância da regulamentação.

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Agora é proibido fumar nas ruas de Milão, na Itália, mas o vaping segue permitido

Enquanto os cigarros tradicionais não poderão mais ser consumidos nas ruas, os eletrônicos continuam sendo aceitos como redutores de danos.

Novo estudo mostra mínima diferença na saúde de pessoas que usam cigarros eletrônicos sem histórico de tabagismo em comparação com quem nunca consumiu nicotina

Trabalho ajuda a entender os reais impactos menores dos cigarros eletrônicos quando usados isolados do consumo de cigarros tradicionais.

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados pode criminalizar consumidores de cigarros eletrônicos no Brasil

PL Nº 2.158 quer tornar crime "transportar" e "armazenar" cigarros eletrônicos, sem distinção de comércio ou uso próprio, ameaçando milhões de consumidores brasileiros.

Na última década o vaping salvou 113 mil vidas e economizou quase 1 trilhão de reais na economia e na saúde dos EUA

Relatório traduzido para o Português pela organização científica Direta.org mostra que o vaping tem um grande impacto positivo quando devidamente regulado.