Trabalho de Lindsay Reese, Elliott H. McDowell, Brian Erkkila, Tryggve Ljung
Artigo original: https://www.cureus.com/articles/421245-nicotine-pouch-patterns-of-use-in-a-10-week-prospective-study#!/
“Os padrões de uso entre os primeiros adotantes de bolsas de nicotina da marca ZYN™ indicam que as bolsas de nicotina podem ser substitutos aceitáveis para outros produtos de tabaco e/ou nicotina, particularmente cigarros e tabaco sem fumaça oral.”
Abstrato
Resumo
Antecedentes: O uso de produtos de bolsa de nicotina (NP) aumentou nos EUA, mas há dados limitados disponíveis sobre como as NPs são utilizadas e se afetam o uso de outros produtos de tabaco e/ou nicotina (TNPs), especificamente a transição para longe de TNPs mais nocivos, como os cigarros.
Métodos
Este estudo prospectivo e observacional coletou informações sobre padrões de uso diário de TNPs combustíveis e não combustíveis (cigarros, charutos, tabaco de cachimbo, narguilé, cigarros eletrônicos, tabaco oral sem fumaça (ST)) e razões para uso entre usuários adultos atuais de NP (n=346, ≥18 anos durante o período do estudo de 2017–2018) recrutados por meio de adesivos em latas nos 11 estados onde a bolsa de nicotina da marca ZYN™ (NP-Z) foi vendido pela primeira vez. Todas as análises realizadas foram de natureza descritiva; os valores são apresentados como porcentagens com intervalos de confiança de 95%, médias com desvios padrão ou medianas com intervalos, conforme apropriado.
Resultados
A proporção de participantes que usavam NP-Z e fumavam cigarros pelo menos um dia por semana na linha de base diminuiu de 15,9% (12,0–19,8%) para 8,1% (5,2–11,0%) ao longo do período do estudo. Quase metade deles parou de fumar até a semana 10 (de 8,1% (5,2–11,0%) para 4,9% (2,6–7,2%)). Entre aqueles que usavam NP-Z e rapé úmido, o uso deste último diminuiu de 15,0% (11,2–18,8%) para 7,5% (4,7–10,3%). No total, 24,0% (19,5–28,5%) dos participantes que usavam NP-Z e outros TNPs na linha de base relataram uso exclusivo de NP-Z ao final do estudo de 10 semanas.
Conclusão
Os achados deste estudo em condições reais indicam que usuários tradicionais de produtos de tabaco e/ou nicotina estão dispostos a comprar, experimentar e usar as bolsas de nicotina da marca ZYN™, incluindo como substituto de outros produtos de tabaco e/ou nicotina. A maioria dos participantes não fumava cigarros no momento da pesquisa, mas aqueles que fumavam expressaram alta intenção de parar de fumar, e quase metade efetivamente parou ao final do período de observação de 10 semanas. O consumo de cigarros e o uso de tabaco oral sem fumaça apresentaram tendência de queda, mesmo considerando que os participantes já utilizavam o ZYN™ havia vários meses. Em conjunto, esses resultados sugerem que o ZYN™ pode servir como uma opção de redução de danos para pessoas que fumam ou utilizam tabaco oral sem fumaça e que, de outra forma, continuariam usando seus respectivos produtos de tabaco e/ou nicotina. A vigilância contínua após a introdução no mercado é importante para compreender como adultos que utilizam produtos de tabaco e/ou nicotina deslocam seu consumo em direção a produtos menos nocivos. Estudos experimentais longitudinais são necessários para confirmar se esses produtos podem ajudar de forma eficaz adultos a migrar do consumo de cigarros.

