Trabalho de Melina Joseph, Meghan E Morean, Ran Wu, Suchitra Krishnan-Sarin, Stephanie S O’Malley, Krysten W Bold
Artigo original: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40056399/
“Cigarros eletrônicos com sabor mentolado/hortelã são mais frequentemente preferidos por adultos que fumam cigarros mentolados. No entanto, a preferência por esses sabores esteve associada a maiores durações de abstinência para aqueles que fumam cigarros não mentolados.”
Abstrato
Introdução: A substituição pelo cigarro eletrônico pode ajudar alguns adultos a parar de fumar. Mais pesquisas são necessárias para entender o papel dos sabores em cigarros eletrônicos entre adultos que fumam cigarros mentolados e não mentolados, a fim de orientar políticas e esforços para reduzir o consumo de cigarros.
Métodos: Foram analisados dados de uma pesquisa transversal com adultos que utilizaram cigarros eletrônicos para parar de fumar (N = 857). O estudo examinou os sabores utilizados e preferidos durante a tentativa de cessação e as diferenças por tipo de cigarro (mentolado vs. não mentolado). Um modelo linear geral foi utilizado para avaliar os efeitos principais e a interação entre o tipo de cigarro e o sabor preferido do cigarro eletrônico na duração da abstinência do tabagismo.
Resultados: Adultos que fumavam cigarros mentolados tinham maior probabilidade de preferir cigarros eletrônicos com sabor mentolado/hortelã em vez de tabaco (AOR = 12,29, IC 95% = 7,42-20,34) ou outros sabores de cigarro eletrônico (AOR = 7,55, IC 95% = 4,22-13,50). No entanto, houve uma interação significativa entre o tipo de cigarro e o sabor preferido do cigarro eletrônico (p = 0,01). Adultos que fumavam cigarros não mentolados e preferiam utilizar cigarros eletrônicos com sabor mentolado/hortelã para parar de fumar apresentaram maiores durações de abstinência em comparação com aqueles que preferiam sabor de tabaco (diferença LSmean = 0,92, IC: 0,39-1,46) ou outros sabores (diferença LSmean = 0,81, IC: 0,15-1,46). Entre os participantes que fumavam cigarros mentolados, a preferência por sabores de cigarro eletrônico não esteve significativamente associada à duração da abstinência (F 3,834 = 1,36, p = 0,25).
Conclusões: Cigarros eletrônicos com sabor mentolado/hortelã são mais frequentemente preferidos por adultos que fumam cigarros mentolados. No entanto, a preferência por esses sabores esteve associada a maiores durações de abstinência para aqueles que fumam cigarros não mentolados.
Implicações: Este estudo fornece novas informações sobre os tipos de sabores de cigarro eletrônico utilizados e preferidos por adultos que fumam cigarros mentolados e não mentolados ao tentar parar de fumar. A associação entre sabores de cigarro eletrônico e a duração da abstinência varia de acordo com o tipo de cigarro. Embora sabores mentolados/hortelã sejam preferidos por adultos que fumam cigarros mentolados, eles estão associados a um maior sucesso na cessação para aqueles que fumam cigarros não mentolados. Mais pesquisas são necessárias para compreender o impacto dos sabores dos cigarros eletrônicos de acordo com o tipo de cigarro. Esses resultados podem ajudar a orientar políticas de controle do tabaco e esforços para maximizar a redução no consumo de cigarros.