Image default
Científico Essencial para iniciantes Notícias

Vapor’s Tongue – E se você parasse de sentir o sabor dos juices?

Seja um novato que acabou de entrar no vapor ou um usuário experiente, qualquer um está sujeito à esta bizarra (porém bem real) condição, perder a percepção dos sabores nos líquidos. Saiba o que é e como lidar com o problema.

Apesar de ser conhecida como “Vaper’s Tongue” ou “Língua do Vaper”, o problema não está ligado à língua e sim aos sensos olfatórios e a percepção de cheiros.

Um termo mais correto defendido por alguns artigos seria “fatiga de sabor” ou “exaustão de ejuice”.

A condição pode acometer qualquer um, independente de tempo, equipamentos ou líquidos utilizados e pode ser gradual, perdendo o sabor aos poucos, ou drástica.

Apesar de termos uma boa ideia das causas, é uma condição totalmente aleatória que ainda não foi plenamente entendida, mas já são conhecidos alguns gatilhos que podem iniciar o processo e aqui vamos analisar cada um deles, além de oferecer algumas possíveis soluções para o problema.

Porém não posso deixar de ressaltar a importância de sempre que você tiver um problema em seu corpo ou sua mente, PROCURE UM MÉDICO ESPECIALIZADO.

Motivos para o “Vaper’s Tongue”


Parar de fumar

Sim, o ato de parar de fumar é um dos causadores da falta de sabor nos juices. Lembre-se que o cigarro é um agente que neutraliza sua percepção de sabores portanto quando você substitui um agente neutralizador de sabor por outra coisa que faz exatamente o contrário, oferece muito sabor e não possui esta característica de mitigar a percepção, o sistema sensorial pode “entrar em curto” durante este processo de transição.

Desidratação

Manter-se hidratado é importante para fumantes, vapers ou mesmo quem não usa nenhum dos dois. No caso dos vapers é ainda mais importante pois os líquidos consumidos são normalmente compostos por Propilenoglicol e Glicerina, ambos agentes que desumidificam o organismo, principalmente vias aéreas, portanto deve-se consumir muita água para evitar a desidratação, que pode causar não apenas a perda do sabor, mas dores de cabeça, stress, entre outros problemas.

Utilizar o mesmo sabor por muito tempo

A falta de variedade nos sabores dos juices é uma das possíveis causas do Vaper’s Tongue. É muito bom achar aquele juice perfeito para usar todos os dias, mas ficar apenas nele pode fazer o cérebro se acostumar tanto com o sabor que ele passa a percebê-lo cada vez menos.

Medicação

Alguns compostos podem desabilitar ou diminuir a percepção, remédios à base de lítio, drogas para a tireóide, câncer entre outros podem fazer perder a sensação geral de sabor.

Resfriados, nariz trancado e outras doenças

A perda do sabor pode estar associada a alguma doença, gripe, resfriado, nariz trancado, sinusite, alergias e qualquer outra coisa que comprometa as vias superiores. Na dúvida consulte um médico.

Porque sim

É, às vezes as coisas são misteriosas e simplesmente acontecem.

Possíveis soluções para o “Vaper’s Tongue”


Ir ao médico

Nunca é demais se precaver, pessoas são muito diferentes entre si, o corpo humano é um mistério e não se brinca com a saúde, se algo está errado com o nosso corpo, devemos ir ao médico.

Utilizar vários sabores

Manter o cérebro ocupado identificando e analisando sabores diferentes é uma boa ideia. Provar sabores contraditórios, ir do tabaco ao doce, passando pelo amargo e terminando no azedo. Tantas frutas, bebidas e sobremesas estão disponíveis no mercado de essências e juices.

Chocar os seus sentidos

Às vezes apenas mudar o sabor do juice e deixar aquele preferido por alguns dias é suficiente para o cérebro se desacostumar com o sabor anterior. É sabido que o sabor mentol contribui melhor com este processo.

É também possível apelar para outros métodos como cheirar grãos de café, o que é inclusive usado por profissionais provadores de vinho ou de perfumes para “reiniciar” os sentidos olfativos, o que pode ajudar no paladar.

Utilizar um produto forte para higienizar a boca, como Listerine, também é uma possível solução.

Higiene bucal

Manter a higiene bucal é importante independente se é um vaper ou não. Uma boa limpeza bocal, incluindo escovação da língua, com alguma pasta mentolada de sabor forte, pode contribuir para retornar com a percepção dos sabores.

Ter paciência e esperar melhorar sozinho

Muitas vezes a coisa toda vai embora sozinha após alguns dias. Na dúvida, vá ao médico!

Artigos relacionados

Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Imaginamos que você esteja feliz com isso, mas caso não queira, você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais

Assine nossa newsletter!

e fique ligado nas novidades

Saiba tudo o que acontece sobre o vaping no Brasil e no mundo. Seus dados não serão compartilhados e só vamos lhe avisar sobre coisas importantes e bem legais!