Image default
Notícias

Juul quase mata adolescente nos EUA: uma cortina de fumaça

O vaping é um assunto polêmico e ainda envolto em muita desinformação e sensacionalismo. Uma grande prova disso é a triste história de um rapaz americano de 18 anos que anda dizendo por aí que teve um colapso pulmonar por causa de um cigarro eletrônico, será mesmo?

Qualquer pessoa com 30 minutos sobrando consegue encontrar informações suficientes na Internet para entender que os cigarros eletrônicos apesar de muito menos prejudiciais que os cigarros convencionais, não são totalmente seguros e possuem riscos, portanto são indicados apenas para adultos fumantes.

Porém, isso não impede que os jovens americanos resolvam experimentar, principalmente porque nos EUA não há uma regulamentação sobre o comércio dos aparelhos, o que permitiu campanhas de marketing agressivas que conquistaram os jovens e permitiram o consumo de forma indiscriminada.

Um rapaz chamado Chance Ammirata de 18 anos morador do Sul da Flórida sofreu um colapso pulmonar que ele atribui ao uso de um aparelho chamado Juul, um cigarro eletrônico estilo POD da empresa de mesmo nome que conquistou a maior parte do mercado americano e está envolta em muitas polêmicas, principalmente pelo uso por jovens devido ao marketing agressivo da companhia.

O caso é triste e muito sério, mas assim que uma matéria foi publicada no DailyMail, um jornal britânico de grande circulação, vários outros veículos de mídia foram atrás da história e o rapaz aproveitou para impulsionar seu Instagram, Snapchat e canal do Youtube. Ele também criou uma petição no site “Change.org” pedindo “o fim do vaping”. Já voltaremos a esse ponto.

Aqui temos que separar a história em duas partes.

A primeira é o caso de saúde de Chance. Ele realmente teve um colapso pulmonar, porém conforme a cobertura feita pela ABC/NBC (um veículo de mídia local) conta, ele sofreu o que ele descreveu como um “ataque do coração” quando na verdade ele teve um “bleb” no pulmão. Um “bleb” é uma coisa com um nome bem grande e complicado, é uma vesícula enfisematosa subpleural causada por um pneumotórax espontâneo primário.

Trocando em miúdos, é quando você puxa rapidamente ar para o pulmão e causa uma “bolha”.

A questão é que isso é uma condição pré-existente causada por uma mutação genética normalmente hereditária. Isso significa que o tal do “bleb” poderia ter acontecido em qualquer situação que ele estivesse puxando ar rapidamente, como numa sessão de narguile, puxando ar de um balão ou até durante uma inalação.

Culpar o Juul pelo problema parece ter sido intencionalmente enganoso.

Chegamos na segunda parte voltando à petição que o rapaz criou pedindo o “fim do vaping”. Esta petição é apoiada pela PAVe – Parents Against Vaping E-cigarettes, uma associação americana composta basicamente por mães ricas que costumam dar bailes de gala nos Hamptons (bairro ultra luxuoso em Nova Iorque com verdadeiros castelos ao invés de mansões), pagam jardins de infância que custam mais de 40 mil dólares anualmente entre outras coisas.

Uma das co-fundadores do grupo é Meredith Berkman que entrou com uma ação contra um fabricante de alimentos porque um cereal de arroz e milho continha 147 calorias e 8.5 gramas de gordura ao invés das 120 calorias e 2.5 gramas de gordura que eram descritas no produto. A mulher alega que esta questão estragou sua dieta, causou ganho de peso, angústia mental, ultraje e indignação, portanto processou a companhia de alimentos em 50 milhões de dólares.

Voltando a falar do rapaz, sua conta no Twitter anda bastante ativa e ele passou a divulgar seu canal do Youtube que contém alguns vídeos de fantasmas com uma exploração a um hospital abandonado usando uma tábua Ouija.

Um usuário do Twitter apontou que uma publicação do rapaz continha informação contraditória que quebrava a cronologia dos eventos e mostrava que algo estava errado. Apesar de Chance ter apagado a postagem, o usuário salvou um print e republicou neste tweet.

Logicamente desejamos uma recuperação rápida para o rapaz, que por mais estranha que a história possa parecer, não merece passar por problemas tão graves de saúde, porém não podemos negar que um dos grandes problemas que envolvem os cigarros eletrônicos é a desinformação, a histeria e o terrorismo midiático.

Fonte: https://medium.com/@political_digital/juul-nearly-kills-teen-from-lung-collapse-a-story-full-of-smoke-b3a22511e605

Artigos relacionados

Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Imaginamos que você esteja feliz com isso, mas caso não queira, você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais

Assine nossa newsletter!

e fique ligado nas novidades

Saiba tudo o que acontece sobre o vaping no Brasil e no mundo. Seus dados não serão compartilhados e só vamos lhe avisar sobre coisas importantes e bem legais!