Image default
Destaques Notícias

Grande vitória do vaping brasileiro

O Vapor Aqui constantemente divulga ações que podem mudar o vaping brasileiro como consultas públicas da Anvisa, ações de abaixo assinado e outras iniciativas. Muitas vezes é difícil mensurar o resultado disso e fica um sentimento de que não está dando frutos.

Mas na última semana tivemos confirmação de que nossas ações em conjunto com a comunidade transformaram de forma positiva o futuro dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Em nosso artigo VAPE pode sair da discussão da ANVISA até 2024! alertamos para o perigo dos cigarros eletrônicos saírem da pauta de discussão da agência caso não houvesse um movimento da sociedade para mostrar a importância do assunto, sendo necessária a participação de todos ao enviar relatos, testemunhos e sugestões para que o vaping permanecesse nas discussões.

Graças a estes esforços, a Anvisa recebeu mais de 3.000 contribuições para 147 temas dos mais diversos, alguns deles sendo de tabaco e uma grande parcela desses relatos, totalizando mais de 1.000 e representando 39% foram em relação aos cigarros eletrônicos.

A reunião da Anvisa para rever esta consulta pública iniciou inclinada a “manter o arcabouço regulatório” ou seja, continuar com a proibição do comércio, propaganda e importação dos produtos, legislação definida pela RDC 46/2009.

Por conta de tantos relatos que continham histórias de vida de pessoas que tiveram suas vidas impactadas positivamente pelo vaping, a reunião acabou com a decisão de “alterar o arcabouço regulatório, segundo atuais evidências cientificas” mantendo o vaping em discussão.

Isso é sem dúvida uma grande vitória conquistada por toda a comunidade que se uniu para mostrar à agência reguladora que os cigarros eletrônicos podem sim salvar vidas, como já salvou a de muitos, reduzindo os danos do consumo de nicotina.

Artigos relacionados

Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Imaginamos que você esteja feliz com isso, mas caso não queira, você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais