Image default
Essencial para iniciantes Notícias

Conheça as diferentes formas de tragar

Para quem é fumante não há segredo em tragar um cigarro, o ato é praticamente automático. Mas no vapor existem diversos métodos de tragar (inalar seria o termo mais correto) que nem sempre podem surgir naturalmente.

Os dois mais conhecidos são MTL (Mouth To Lung) que se traduz em “Boca Para o Pulmão” e DLI (Direct Lung Inhale) ou “Inalação Direta para o Pulmão”.

Curiosamente os termos usados por aqui também são os usados nos EUA, não temos costume de usar as siglas traduzidas como BPP ou IDP.

Cada técnica produz um resultado e principalmente uma experiência diferente, portanto vamos conhecer os métodos disponíveis.

Mouth To Lung (MTL) ou Boca Para o Pulmão (BPP)


Técnica que mais se assemelha ao ato de fumar, é como o próprio nome já diz, primeiro o vapor é puxado para a boca e só depois passa aos pulmões, inalando um pouco de ar junto e exalando em seguida, por este motivo é o método mais indicado para quem está começando.

Preferivelmente usada em aparelhos com potência menor (até no máximo 20w) e resistências mais altas (acima de 1 ohm) do contrário o vapor pode ficar muito quente.

Os atomizadores indicados para este método são aqueles mais fechados como Mini Nautilus, Kayfun e praticamente todo tipo de Protank ou aparelhos estilo caneta como eGo AIO, eGo One, Evods e similares. Os pods também são mais adequados a este tipo de tragada.

Os líquidos que combinam com este tipo de tragada são com menor quantidade de VG pois os setups tendem a ser mais simples e não lidam muito bem com alta viscosidade.

Apesar disso, qualquer atomizador pode ser usado para MTL dependendo da coil, potência e da configuração de airflow. Mesmo os atomizadores mais indicados para “cloud-chasing” podem se montados com uma coil de valor mais alto, utilizando uma potência mais baixa e o airflow sendo usado bem fechado, tornando possível atingir um conforto com o estilo MTL e uma tragada mais próxima do cigarro.

Utilizando um atomizador mais voltado ao DLI em modo MTL pode inclusive trazer o benefício dele lidar melhor com líquidos mais viscosos.

Vantagens

  • É o método mais natural a quem quer parar de fumar por se assemelhar com o ato de tragar um cigarro, portanto mais fácil de se acostumar com o vapor;
  • Pelo setup ser composto por uma maior resistência, será usada uma potência menor e a autonomia de bateria será maior;
  • Menor consumo de líquido por ter uma inalação mais lenta;

Contras

  • Em comparação com a Inalação Direta para o Pulmão pode parecer “fraca” ou “insatisfatória”;
  • A produção de vapor é bem menor em comparação;
  • A tendência do mercado em geral (exceto pods) está nos equipamentos que não beneficiam este método de vaporar;

Direct Lung Inhale (DLI) ou Inalação Direta para o Pulmão (IDP)


Consiste em inalar o vapor diretamente ao pulmão, como o ato de respirar, estilo bem conhecido dos usuários de Narguile.

Produz um vapor muito mais denso e em maior quantidade, a sensação de arranhar na garganta é maior e a nicotina passa a ser mais agressiva, necessitando de líquidos com concentrações menores.

A temperatura do vapor é maior portanto é indicado para um setup com airflow mais aberto, potências mais altas e resistências mais baixas.

A maior parte do mercado está direcionada para este tipo de estilo de tragada.

Vantagens

  • Comparado ao MTL dá uma sensação mais “cheia” e teoricamente mais satisfatória, apesar de isso ser relativo;
  • A produção de vapor é muito maior;
  • A nicotina é muito mais percebida neste método, portanto a concentração necessária nos líquidos é bem menor;

Contras

  • Pode produzir tosses e engasgos para quem ainda não se acostumou com o vapor, especialmente se o líquido possuir muita nicotina, arranhando muito a garganta;
  • É mais propenso à dryhits uma vez que potências muito mais altas são usadas e a vaporização do líquido é consideravelmente mais rápida;
  • O consumo de juice é bem maior;
  • Baterias são drenadas muito mais rápido;
  • Os equipamentos tendem a ser mais caros e complexos;

Outros métodos


  • Inalação híbrida– Como o próprio nome já diz, é a junção das duas técnicas. Interessante para testar juices, envolve primeiro a MTL seguido da DLI. A boca é preenchida com vapor e quando for realizada a inalação, é feita com o mod ainda acionado, puxando o vapor da boca e também diretamente do atomizador, unindo um pouco de cada estilo.
  • Inalação francesa– Mais um truque do que um método propriamente dito, quando o vapor é puxado para a boca e depois lentamente solto e inspirado pelo nariz.

Outros fatores


  • Expiração – Expirar pelo nariz utiliza seu senso de olfato para aumentar a sensação de percepção do vapor e do sabor. Algumas pesquisas indicam que a nicotina é melhor absorvida pelas membranas do nariz do que do pulmão.
  • Airflow – O airflow é muito importante nos atomizadores e definem grande parte da experiência do vapor. Atomizadores fechados são mais indicados para MTL enquanto os atomizadores abertos para DLI.
  • Drip Tips – Muitas vezes subestimadas, as drip tips são muito importantes para a sensação da vaporada. Larguras maiores, menores, com airflow próprio, mais abertas ou fechadas.

Conclusão


Não parece existir um método melhor ou pior, existe o método que mais agrada a cada um.

Uma unanimidade que vemos nas opiniões de usuários é que a Inalação Direta para o Pulmão pode ser demais para quem está começando e a sensação de nicotina ou de arranhar na garganta é muito maior em atomizadores mais abertos, resistências menores e potências maiores, portanto é preciso cuidado ao escolher a combinação de método e de setup para não acabar tendo uma experiência ruim e traumatizar a tentativa de largar os cigarros pelo vaping.

Artigos relacionados

Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Imaginamos que você esteja feliz com isso, mas caso não queira, você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais

Assine nossa newsletter!

e fique ligado nas novidades

Saiba tudo o que acontece sobre o vaping no Brasil e no mundo. Seus dados não serão compartilhados e só vamos lhe avisar sobre coisas importantes e bem legais!